56ª Assembleia Geral da CNBB começa hoje e refletirá sobre a Formação de Presbíteros

Nesta quarta-feira, 11, teve início a 56ª Assembleia Geral dos Bispos com o tema “Diretrizes para a Formação de Presbíteros”. Cerca de 477 bispos católicos do Brasil estão reunidos em Aparecida (SP) de 11 a 20 de abril deste ano para tratar o tema da formação sacerdotal no Brasil, além de outros temas pertinentes aos atuais desafios da Igreja no contexto da Nova Evangelização.

Segundo o site oficial da CNBB, “o Bispo Auxiliar de Brasília (DF) e Secretário-Geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner”, será substituído na Assembleia Geral deste ano “por um secretário ad hoc”. “O objetivo dos bispos será o de atualizar as diretrizes em vigor, aprovadas em 2010, por ocasião da 48ª Assembleia Geral da CNBB. “Essa atualização é motivada especialmente pelo magistério do Papa Francisco e pela publicação pela Congregação para o Clero do documento, ‘O dom da vocação presbiteral’, que constitui a chamada Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis””.

Segundo o Portal A12, o site oficial de notícias do Santuário Nacional de Aparecida, durante a missa de abertura da Assembleia, “Dom Sérgio enfatizou a importância de iniciar o encontro dos Bispos na Casa da Mãe Aparecida com a Eucaristia, que é sustento da vida de todo o cristão”. “Essa celebração eucarística é o primeiro ato da Assembleia Geral e assinala a recordação que a Eucaristia é o sustento da nossa vida e a fonte da comunhão desses dias da Assembleia e de toda a nossa vida, afim de que nossas ações sejam realizadas em Deus”, assinalou.

“O presidente da CNBB também lembra que é por meio da oração que os desafios para a realização da missão da Igreja nos dias de hoje serão superados, enfatizando que “Não podemos desanimar… as dificuldades não devem impedir o anúncio da Palavra de Deus”, reporta o A12.

“O encontro vai tratar ainda de outras temáticas e de problemas emergentes da vida das pessoas e da sociedade sempre na perspectiva da evangelização”, afirmou anteriormente o site da entidade.

Nas redes sociais, católicos brasileiros vêm manifestando o desejo que a CNBB aproveite a ocasião para trazer mais respostas às denúncias recentes envolvendo a entidade. É o caso das notícias sobre o  repasse de dinheiro do Fundo Nacional de Solidariedade à ABONG, uma associação de ONGs que abriga entidades amplamente contrárias à doutrina da Igreja e preste maiores esclarecimentos sobre os fatos que levaram à prisão o bispo de Formosa (GO), Dom José Ronaldo Ribeiro, acusado pelo Ministério Público do Estado de desviar anualmente R$1 milhão de sua diocese e usar dinheiro das paróquias para compra de uma fazenda de gado e uma casa lotérica.

Por parte da imprensa, o site O Antagonista, especializado em temas de política e análises de conjuntura, afirmou que “entre os assuntos sobre os quais se exige um posicionamento da cúpula da Igreja, estão a instrumentalização política da Conferência (escancarada em recente encontro das chamadas Comunidades Eclesiais de Base em Londrina e na presença de um bispo emérito na presepada de Lula no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC) e a falta de transparência dos recursos doados pelos fiéis (que tem como exemplo o escândalo de roubo de ofertas que levou para a cadeia o bispo de Formosa, em Goiás)”.

Os católicos brasileiros poderão acompanhar a 56ª Assembleia da CNBB através das redes sociais:

Instagram: @cnbbnacional

Facebook: https://www.facebook.com/cnbbnacional

Flickr: https://www.flickr.com/photos/cnbbnacional

Twitter: https://twitter.com/cnbbnacional?lang=pt

Os usuários também poderão mandar aos bispos reunidos em Aparecida os seus recados em imagem, som ou voz, utilizando a hashtag: #56AGCNBB.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here