Argentina: Papa Francisco preocupado pela violência em Córdoba

O Papa Francisco expressou sua preocupação pela onda de violência e saques ocorrida semana passada em Córdoba, a segunda cidade mais importante da Argentina. A polícia local suspendeu seu trabalho, em protesto para reivindicar aumentos salariais, e grupos de jovens, alguns em motocicletas, assaltaram e depredaram lojas e supermercados, aproveitando a falta de controle.

Segundo Dom Carlos Nanez, arcebispo de Córdoba, Francisco – arcebispo emérito de Buenos Aires e ex-Presidente da Conferência Episcopal argentina – “lhe telefonou para saber mais sobre a situação em Córdoba e dizer que estava rezando por todos”.

Em homilia proferida domingo, 8, na catedral da cidade, o arcebispo disse que o Papa pediu a todos “para demonstrar que sabem se reconciliar, a fim de que a paz reine entre nós”.

Dom Nanez acrescentou ter “agradecido profundamente Francisco por seu gesto”.

Na madrugada de quarta-feira, 4, um homem de 20 anos e outro de 85 morreram durante os roubos e saques, informaram jornais locais. Segundo o periódico “La Nación”, mais de cem pessoas ficaram feridas, e a agência de notícias Associated Press informa que três pessoas morreram.


Local: Cidade do Vaticano
Fonte: Rádio Vaticano