Donativos em dinheiro ascendem quase a 1 milhão de euros
Coimbra, 03 jul 2017 (Ecclesia) – A Cáritas Diocesana de Coimbra vai promover hoje e esta terça-feira uma “entrega de bens” à população afetada pelos incêndios ocorridos nos concelhos de Pedrogão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos.
“A iniciativa tem por objetivo colocar à disposição das famílias, que viram as suas vidas mudarem drasticamente com os incêndios, bens de primeira necessidades, nomeadamente produtos alimentares, roupa, calçado e produtos de higiene pessoal”, explica a organização católica, em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.
O gesto marca o início da terceira semana de trabalhos da Cáritas no terreno, no Centro Paroquial de Pedrogão Grande, onde está montada toda a logística para receber as famílias e pessoas afetadas pelos incêndios, para responder a necessidades de “curto e médio prazo” e para que sejam entregues os bens necessários para o seu dia a dia.
Entre os bens estão ainda utensílios de cozinha, eletrodomésticos, mobiliário e produtos de higiene e limpeza da casa, disponíveis para as famílias e pessoas afetadas.
Os donativos em numerário chegam quase a um milhão de euros.
“Os bens a entregar resultam da solidariedade e generosidade de particulares, empresas, associações e instituições, que confiaram os seus donativos à Cáritas de Coimbra para os fazer chegar a quem sofre com esta tragédia”, acrescenta a nota informativa.
A organização informou hoje que a sua ação, na última semana, “esteve centrada no acompanhamento das populações”, com várias equipas de técnicos no terreno para “identificar as necessidades das famílias e pessoas desalojadas ou que tiveram outros danos decorrentes dos incêndios (bens materiais, danos físicos e psicológicos)”.
A Cáritas manteve uma equipa de logística em permanência no centro operacional instalado no centro paroquial de Pedrógão Grande, no sentido de “receber os donativos que continuam a chegar, triar e encaminhar para as famílias identificadas pelas equipas no terreno ou por entidades parceiras”.
Este trabalho foi feito com o apoio de cerca de 80 voluntários.
“Os técnicos da Cáritas de Coimbra continuam diariamente a percorrer as localidades nos concelhos de Pedrogão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos, em articulação com as entidades responsáveis pela intervenção e com as paróquias, registando necessidades e tendo apoiado diretamente mais de 100 pessoas e famílias”, refere a organização católica.
Os incêndios que afetaram os Concelhos de Pedrógão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos (Distrito de Leiria, Diocese de Coimbra), com início a 17 de junho, provocaram 64 mortes e mais de 200 feridos, além de terem atingido 90 casas e 25 empresas.
Fonte: Agência Ecclesia