Vimos uma grande luz

    A comemoração do Natal retorna no horizonte de nossas vidas! Mesmo diante de notícias tristes e violentas, o clima natalino nos convida a fazer o bem. Isso, por que, na base de todas essas manifestações, somos contagiados pelo grande presente que recebemos: o Verbo de Deus se fez carne e nasceu de Maria Virgem, em Belém de Judá. Mas o essencial é que Ele está vivo e presente entre nós. Mais que recordar um fato do passado, o Natal atualiza a Sua presença na história e em nossas vidas. E a própria solenidade do nascimento de Jesus nos contagia, apesar de tantas e tantas crises, sendo capaz de encher o mundo de alegria, que desejamos que seja verdadeira e duradoura.
    O próprio Filho de Deus, sem deixar de ser Deus, assumiu a nossa natureza humana em tudo, menos no pecado. O mundo envolto em trevas viu, como nos refere o profeta Isaías, uma grande luz. Somos chamados também a encontrar nestes tempos caóticos a luz que brilha em meio às trevas.
    Essa luz é o próprio Cristo Jesus, o Sol da Justiça que nos veio visitar para nos redimir e salvar. A História está dividida em antes e depois de Cristo. Ele é o marco, o Senhor de tudo!
    O Papa Francisco, de um modo muito feliz, nos indicou um belo caminho para o encontro com o Senhor em sua Carta Apostólica Misericordia et misera, publicada por ocasião do encerramento do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. Ele instituiu que no domingo anterior à Solenidade de Cristo Rei se celebre também o Dia Mundial do Pobre. Assim deveremos nos preparar para esta festa. Afinal, quem mais pobre do que Aquele que é chamado de Rei dos reis, mas nasceu em uma manjedoura, e durante toda a sua vida pública não tinha onde reclinar a cabeça?
    Jesus veio, vem e virá! Ele viveu na pobreza, ensinou o amor ao próximo, anunciou vida nova, morreu na Cruz, ressuscitou, mas o mundo parece não ter mudado. Continuam os desmandos, a violência, a perseguição, a guerra… A arbitrariedade parece reinar e a intolerância grassa em nosso meio.
    Aqui se coloca a liberdade humana. A salvação está no meio de nós, já foi conquistada por Jesus Cristo, porém é necessário que cada um procure acolher a Boa Notícia que Ele é para todos nós e, assim, viver como novas criaturas. Devemos nos perguntar, eu e você, como temos aceitado Jesus em nossas vidas para que o Seu Reino venha?
    O Senhor está no meio de nós, mas quer estar em nossas vidas. Acolhamo-Lo na Palavra, Eucaristia, na pessoa dos irmãos e irmãs e nos sinais que Ele nos deixou. Abramos o nosso coração para acolhê-Lo; tornando-nos seus discípulos e acolhendo-O, transmitiremos aos outros, como missionários, a Boa Notícia do amor de Deus que tudo transforma.
    Natal é tempo de partilha e de compromisso alegre. Natal Feliz é Natal com Cristo. Se Ele está entre nós, outro mundo será possível: perdão, reconciliação, partilha, justiça, paz.
    Feliz e Santo Natal a todos!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here