O movimento católico pacifista Pax Christi Internacional, ONG que trabalha em escala global em áreas ligadas a direitos humanos, segurança, desarme, desmilitarização e por uma ordem social justa, terá um novo Secretário-Geral a partir de setembro.
O salvadorenho José Henríquez, formado em Sociologia e Doutrina Social Católica pela Universidade Gregoriana em Roma e conhecedor de Gestão do Desenvolvimento, Teologia e Ciências da Educação, o novo secretário-geral contribuiu em diversas iniciativas centradas na justiça social, na paz e nos direitos humanos.
Como diretor executivo da Fundação Marista, fez também parte da rede de Solidariedade Marista na América Latina e presidiu à Comissão Justiça, Paz e Integridade da Criação da Conferência dos Religiosos e Religiosas da Guatemala.
O comitê-diretor da organização, sediado na capital belga, espera que a experiência de José Henriquez, adquirida sobretudo junto àqueles que enfrentam a violência estrutural e lutam pelo reconhecimento dos seus direitos, ajude a reforçar a ação da Pax Christi Internacional em meio às comunidades mais desfavorecidas.
Fundado na França no ano de 1945, o movimento é também organismo consultivo das Nações Unidas, da UNESCO e do Conselho da Europa.
Fonte: Rádio Vaticano
Local: Bruxelas