Bhubaneswar (Agência Fides) – O Primeiro-ministro do Estado de Orissa, Naveen Patnaik, inaugurou oficialmente a “Madre Teresa Road” no domingo, 4 de setembro, às 10h15 (hora local) em Bhubaneswar, capital do Estado. A inauguração – a primeira na Índia – foi organizada no mesmo dia em que a Madre foi proclamada santa no Vaticano pelo Papa Francisco. Participaram da cerimônia inúmeras autoridades civis e religiosas, entre as quais o Arcebispo John Barwa, de Cuttack-Bhubaneswar, e Ir. Mary Olivet, Superiora-regional das Missionárias da Caridade em Orissa, além de milhares de fiéis.
O evento de intitular uma estrada a Madre Teresa expressa o auspício “de que a Índia se torne uma casa para servir os pobres, os necessitados e os oprimidos”, disse o Primeiro-Ministro.
O governo acolheu o pedido do Conselho Episcopal de Orissa, que expressou alegria e gratidão pelo executivo. Na ocasião, o Arcebispo Barwa, em nome dos Bispos de Orissa, destacou que a finalidade de Madre Teresa “não era converter as pessoas, mas – como ela mesma disse – fazer de um hinduísta um bom hinduísta, de um muçulmano um bom muçulmano e de um cristão um bom cristão”. “A Madre deu novamente dignidade a cada ser humano, sem distinção de casta ou credo”, acrescentou.
Os presentes celebraram Madre Teresa como “pessoa de carisma único”, recordando os muitos nomes com os quais era chamada: “O anjo de Calcutá”, “Santa dos pobres”, “Voz da compaixão”, “Consciência da humanidade”, “Embaixatriz da caridade”, “Profetiza da Paz”.
Também a Ir. Olivet agradeceu ao governo pela lembrança pública de Madre Teresa. Recentemente, o governo de Orissa pediu às Missionárias da Caridade que cuidassem de mulheres com problemas mentais e de alguns homens desabrigados. Atualmente, cerca de 90 deles foram acolhidos em quatro casas das missionárias em Orissa. Neste Estado, as Missionárias da Caridade têm 18 casas. Madre Teresa visitou pela primeira vez Bhubaneswar em 1974 e voltou diversas vezes.
Fonte: Agência Fides