O ano da Fé

    “Voltar a aprender a fé, reconvertemo-nos a uma fé profunda e educarmo-nos na fé. Adulta e madura é antes uma fé profundamente enraizadas na amizade com Cristo. Para essa fé devemos guiar o rebanho de Cristo”, afirma o Papa Bento XVI (1).
    O Papa Bento XVI inaugurará o Ano da Fé no próximo dia 11 de Outubro, cinqüentenário do início do Concílio Vaticano II, com uma celebração na presença dos padres sinodais empenhados na XIII assembléia geral – de 07 a 28 de Outubro – sobre o tema “A Nova Evangelização para a transmissão da fé cristã”, informa o arcebispo Dom Rino Fisichella, presidente do Pontifício Conselho para a promoção da Nova Evangelização.
    “Já existem experiências de nova evangelização em várias partes do mundo. O tempo passa, mas o entusiasmo que está a contagiar numerosas Igrejas espalhadas no mundo obriga-nos a olhar para o próximo ano com o objetivo de uma preparação verdadeiramente adequada ao alcance do acontecimento. Porque antes de qualquer iniciativa deve haver a consciência do povo de Deus de vivificar a própria fé, de compreender e experimentar melhor o encontro com Jesus, a fim de viver cada vez mais com o desejo de conhecer a fundo os conteúdos do cristianismo”, disse Dom Rino Fisichella (2).
    NOVA EVANGELIZAÇÃO
    De 07 a 28 de Outubro de 2012 será realizada a XII assembléia geral ordinária do Sínodo dos Bispos sobre o tema; “A Nova Evangelização para a transmissão da fé cristã”. Coincidirão com os trabalhos sinodais alguns eventos eclesiais, como o 50º aniversário da promulgação do Catecismo da Igreja Católica e o início do Ano da Fé, que o Santo Padre Bento XVI proclamou com a carta apostólica em forma de motu próprio Porta fidei. O arcebispo secretário-geral do Sínodo dos Bispos, Dom Nikola Eterovié iniciou com esta menção os trabalhos da sexta reunião do XII conselho ordinário da secretaria geral, realizada nos dias 22 e 23 de novembro. Participaram como convidados, nas respectivas funções de relator-geral e secretário especial da assembléia, o cardeal arcebispo de Washington, Dom Donald William Wuerl, o arcebispo de Montpellier Dom Pirre Marie Carré, e também o arcebispo Dom Rino Salvatore Fesichella, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.
    O secretário-geral exortou à reflexão sobre a nova evangelização, como está delineada na exortação apostólica Evangelii nuntiandi e nos documentos do Concílio Vaticano II.
    Procurou-se dar uma descrição adequada à expressão “Nova Evangelização”, evidenciando a necessidade de fundamentar sobre bases bíblicas e teológicas. A nova evangelização, dirigida às pessoas que já não seguem a prática cristã, diz respeito a toda Igreja, embora de modos diversos segundo as regiões. A Igreja procura responder às mudanças constantes que se verificam na comunidade humana no processo de globalização, num clima cultural e moral de secularização e agnosticismo. Face a estes desafios há a exigência de linguagens novas e meios renovados e, sobretudo, de testemunhas críveis para que a fé seja transmitida às jovens gerações nos novos contextos sociais, onde as comunidades naturais e tradicionais, como a família e a escola, voltem a assumir com particular urgência o seu compromisso educativo para a fé. A Igreja confia nestas cooperações para que a sua missão de evangelização conheça novos métodos e êxitos.
    À Igreja abre-se o caminho para esta nova atitude missionário que deseja alcançar não só os batizados que abandonaram a profissão e a prática da fé, os não-crentes, os agnósticos, mas também os fiéis de outras religiões, num diálogo que torne possível o encontro ao redor de razões que descubram e expliquem o viver humano e a profissão da fé. (3).
    O site Registro Nacional de Igrejas Evangélicas contabiliza 34.575 delas no Brasil (4).
    Segundo o pesquisador Padre Oscar Quevedo, SJ, existem, só no Brasil, mais de 56 mil seitas e religiões.
    Diante do pluralismo de ordem cultural e religiosa, diz o Documento de Aparecida: “Muitos católicos se encontram desorientados frente a essa mudança cultural”, n.480.
    Realmente, é urgente o ensino da nossa fé católica com profundidade e contínua. Colocar todo esforço em prol da riqueza doutrinária da nossa fé para fundamentar o nosso povo em Cristo e na Igreja e também pela salvação das almas.
    CONCLUSÃO
    São Pedro Apóstolo exorta: “Crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo” (2 Pd 3, 18).
    No crescimento da graça temos as fortalezas para anunciar a Boa Nova e no conhecimento de Jesus Cristo o fundamento da nossa santíssima fé.
    “Graças à fé em seu nome, este homem que contemplais e a quem conheceis, foi o Seu nome que o revigorou; e a fé que nos vem por Ele (Jesus) é que deu a este homem a sua perfeita saúde diante de todos vós” (At 3,16). A nossa fé não se apóia em sabedoria humana, mas em Cristo e no poder de Deus (1 Cor 2,5).
    Sem Cristo, nada podemos e jamais teremos a salvação (Jo 15,5).

    Fonte: Pe. Inácio José do Vale
    Local:Volta Redonda