San Juan (Agência Fides) – “Sou favorável à normativa porque dá a Porto Rico um pouco de fôlego para que o pagamento das pensões e dos serviços sociais seja efetuado antes de pagar a dívida” escreveu o Arcebispo de San Juan (Porto Rico), Dom Roberto González Nieves, OFM, em editorial do cotidiano “The Hill”, que é publicado nos EUA e é distribuído também em Porto Rico. O Arcebispo anuncia o seu apoio às normas legislativas relativas à crise da dívida de Porto Rico que devem ser votadas pelo Congresso estadunidense nestes dias. “As normas legislativas detêm o efeito de exploração dos chamados ‘fundos-urubus’ e iniciam um processo para elevar a nossa dívida a patamares insustentáveis”, lê-se no texto.
Dom González expressa preocupação pelo “Conselho de controle econômico” estabelecido pelo Congresso, observando que as raízes da crise se encontram no status político de Porto Rico. Em seguida, o Arcebispo convida os porto-riquenhos a “verem esta visita do Conselho de controle à nossa ilha como um sinal de alarme”. “Fundamentalmente, Porto Rico é uma colônia dos Estados Unidos” escreve Dom González, que destaca: “Antes que nossa ilha se encontre diante de uma nova crise, devemos autodeterminar quem queremos ser e nossa relação com os Estados Unidos”.
“O Arcebispo González é um corajoso defensor de seu povo”, comenta Eric LeCompte, diretor executivo da “Jubilee USA Network”, rede de organizações e comunidades religiosas, em nota enviada à Fides. “Compartilho o apoio do Arcebispo e a ação do Congresso. Compartilho também a sua esperança de que veremos a redução da pobreza infantil quando as normas legislativas finalmente passarem”.
A grave crise econômica e social no país continua e sua solução depende em maioria das decisões do Congresso dos EUA (veja Fides 20/05/2016; 12/04/2016).
Fonte: Agência Fides