De 11 a 13 de novembro de 2016, milhares de pessoas que moraram ou moram nas ruas, virão de toda a Europa a Roma para o Jubileu da Misericórdia, uma semana antes do encerramento do Ano Santo. Será um momento de encontro com o Papa para estas pessoas mais frágeis e excluídas, para que realizem que seu lugar é no coração de Deus e no centro da Igreja. O evento segue o apelo profético lançado pelo Papa em Lampedusa e se insere no ano que a Igreja na França dedica à diaconia.
Além da iniciativa jubilar e dos tempos de oração e descoberta de Roma, os participantes serão recebidos no Vaticano pelo Papa, que lhes fará uma catequese no dia 11 e presidirá uma missa no dia 13.
A peregrinação terá também ocasião para o encontro com testemunhas e eventos de compartilha, como a grande vigília de oração presidida pelo Cardeal Philippe Barbarin, arcebispo de Lion.
Em outubro de 2014, 150 moradores de rua, provenientes da França, realizaram uma peregrinação a Roma, com seus acompanhantes, e na conclusão, se encontraram brevemente com o Papa Francisco. A partir daquela iniciativa, nasceu a Associação ‘Fratello’ (Irmão), que organiza o evento de novembro.
Todas as associações que dão assistência a pessoas sem moradia, em situação de precariedade e risco, estão convidadas a se unir a esta peregrinação.
Fonte: Rádio Vaticano