Quaresma: Bispo de Setúbal alertou o perigo de «ideologias de segurança segregacionistas»

Santuário de Cristo Rei acolheu segunda catequese quaresmal de D. José Ornelas

Almada, Setúbal, 22 fev 2016 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal alertou na segunda catequese quaresmal, no Santuário de Cristo Rei, para o aumento do terrorismo, a construção de muros, o não acolhimento dos refugiados e a afirmação de “ideologias de segurança segregacionistas”.

“É sempre a questão dos que se consideram justos e querem deixar de fora quantos vêm pôr em causa as suas prerrogativas ou necessidades, isto sem mencionar que muitos desses bem pensantes, que julgam ter razão e justiça, têm grande responsabilidade na situação em que se encontram os desfavorecidos”, afirmou D. José Ornelas.

Para o bispo de Setúbal, todos são “interdependentes” e chamados a construir a casa comum da humanidade, “a família humana”, ou então caminha-se para o abismo.

“A solução não está em construir mais muros para deixar de fora e lançar mais bombas que faz aumentar o número dos miseráveis e é caminho seguro para destruir a sociedade. A multidão dos miseráveis vai aumentar e a pressão abater todos os muros de defesa, como está a acontecer”

Na segunda catequese quaresmal, com o tema ‘A Misericórdia do Pai – O Filho Pródigo’, o bispo de Setúbal incentivou à reflexão sobre que mundo cada um quer construir, o da lógica do “irmão mais velho”, “da comodidade e da hipocrisia, de poucos com exclusão dos que se encontram na miséria.”

“Temos de escolher se optamos pelo filho mais velho, uma moral autossuficiente, hipócrita ou pela lógica reabilitadora do Pai. Temos de escolher a via da misericórdia ou a via da justiça cega”, referiu D. José Ornelas ao comentar a parábola evangélica do Filho Pródigo.

“Ou queremos um mundo de misericórdia, de fraternidade, de abertura de coração aos condenados e excluídos e a nós próprios para construção de um mundo melhor”, acrescentou.

A próxima catequese quaresmal, de D. José Ornelas, intitulada ‘Um Coração Solidário – O Bom Samaritano’ está marcada para dia 28 de fevereiro, a partir das 15h30, na Sé de Setúbal.

Fonte: Agência Ecclesia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here