9º Domingo do Comum – A Fé que constrói sobre a Rocha

    Amados irmãos e irmãs, hoje celebramos o 9º Domingo do Tempo Comum. As leituras de hoje falam sobre construir nossa vida sobre a rocha firme da fé em Deus e em Sua Palavra.

    Na primeira leitura, do livro do Deuteronômio 11,18.26-28.32, Moisés exorta o povo de Israel a guardar os mandamentos do Senhor em seus corações e em suas almas: “Gravai, pois, estas minhas palavras em vossos corações e em vossas almas; atai-as como um sinal em vossas mãos, e elas sejam como faixas entre vossos olhos.” (Dt 11,18). Esta exortação nos lembra que a obediência à Palavra de Deus deve ser a base de nossas vidas. Quando seguimos os mandamentos de Deus, escolhemos a bênção, mas ao ignorá-los, escolhemos a maldição.

    Assim como Moisés exortou os israelitas, devemos gravar a Palavra de Deus em nossos corações e viver de acordo com Seus mandamentos. Isso significa dedicar tempo à leitura e meditação das Escrituras, e buscar aplicar seus ensinamentos em nossas vidas diárias.

    Na carta aos Romanos (3,21-25.28), São Paulo nos ensina sobre a justiça de Deus que se manifesta pela fé em Jesus Cristo para todos os que creem: “Pois todos pecaram e estão privados da glória de Deus, e são justificados gratuitamente pela sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.” (Rm 3,23-24). Esta passagem nos lembra que não somos salvos por nossas próprias obras, mas pela fé em Jesus Cristo, que nos redime e nos justifica diante de Deus.

    São Paulo nos lembra que somos justificados pela fé em Cristo. Devemos confiar na redenção que Ele nos oferece e permitir que essa fé transforme nossas vidas, guiando nossas ações e decisões.

    No Evangelho de hoje, Mateus 7,21-27, Jesus nos conta a parábola dos dois construtores: “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática será comparado a um homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enxurradas, sopraram os ventos e deram contra aquela casa; contudo, ela não caiu, porque estava fundada sobre a rocha.” (Mt 7,24-25). Jesus nos chama a não apenas ouvir suas palavras, mas a colocá-las em prática, para que possamos construir nossas vidas sobre a rocha firme da fé, que resiste a todas as adversidades.

    A parábola dos dois construtores nos ensina a importância de não apenas ouvir as palavras de Jesus, mas colocá-las em prática. Devemos examinar nossas vidas e identificar áreas onde podemos viver mais fielmente de acordo com Seus ensinamentos.

    Queridos irmãos e irmãs, as leituras de hoje nos desafiam a refletir sobre onde estamos construindo nossas vidas. Estamos edificando sobre a areia das coisas passageiras e das preocupações mundanas, ou estamos construindo sobre a rocha sólida da fé em Cristo e na Sua Palavra? A verdadeira segurança e paz vêm de viver conforme os ensinamentos de Jesus, colocando em prática os mandamentos de Deus e confiando na graça redentora de Cristo.

    Irmãos e irmãs, sejamos como o homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha. Que nossas vidas sejam firmemente estabelecidas na fé em Cristo e na obediência à Palavra de Deus, para que possamos resistir às tempestades da vida e alcançar a verdadeira paz e segurança. Amém.

     

    +Anuar Battisti
    Arcebispo Emérito de Maringá (PR)

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here