70 templos de Pe. Obermaier serão Patrimônio da Bolívia

La Paz (RV) – Oito dias após a morte do Padre Obermaier, o Conselho Municipal de El Alto, Bolívia, anunciou o reconhecimento dos templos construídos pelo sacerdote alemão. A declaração como Patrimônio, representa maior proteção aos projetos.

O sacerdote faleceu em 2 de agosto, aos 81 anos. Durante os 38 anos que viveu em El Alto, construiu 71 igrejas na cidade, 59 santuários nas planícies do Altiplano, salas e casas para a população de baixa renda.

Autodidata

“Não era arquiteto, porém se havia alguma necessidade, ele mesmo se munia de informações e começava a planejar, era um autodidata”, observa o Vigário da Paróquia Cuerpo de Cristo, Pavel Padilla.

“O modelo de construção que  ele tinha – explicou – era similar à arquitetura de seu povo natal em Munique, na Alemanha. Também as cores alegres dos templos: verde e alaranjado”.

O sacerdote colaborava com o Padre Obermaier em oficiar as eucaristias nos templos mais distantes. Ele comenta que Padre Sebastián trabalhava em seus projetos de forma reservada e já havia apresentado ao Governo outros projetos arquitetônicos.

“Também tinha projetos para descentralizar todos os Ministério de um só lugar. Havia inclusive feito uma maquete que foi apresentada ao Vice-Presidente”, afirma Padre Padilla, que também contou que no passado alguns vizinhos tentaram expropriar terrenos do Padre Obermaier.

Projeto para preservar construções

Em fevereiro passado, o sacerdote havia apresentado um projeto detalhado à Assembleia Legislativa Plurianual, para que as 70 igrejas por ele construídas fossem declaradas Patrimônio Cultural e Turístico.

A proposta do sacerdote ficou registrada em um extenso documento, com fotografias e argumentações, encontrado na casa onde vivia na Villa Adela.

Visionário

“Sabendo que as casas humildes de planta baixa darão lugar no futuro à edificações de muitos andares, construí torres muito altas; para que também 100 anos depois as torres deem a sua mensagem: Deus vive entre nós”, escreve Obermaier em sue projeto.

No documento, de mais de 70 páginas, o sacerdote explica que se as igrejas estão muito longe dos fieis, a frequência às missas serão menor. Ao contrário, se cada região tem o seu templo, este será um lugar de reunião familiar para viver os Sacramentos.

Atração turística

“Até hoje, El Alto não tem construções que motivem os turistas internacionais e nacionais a saírem de La Paz para visitar a nossa nova cidade. Os diferentes templos poderiam motivar as empresas turísticas de permanecerem ao menos meio dia na cidade”, argumenta o sacerdote.
“Reconhecer o trabalho espiritual e social do Padre Obermaier não mereceria nenhum tipo de restrição por parte das autoridades municipais, departamentais e nacionais. É um trâmite que deve ser feito para que as capelas e templos sejam declarados Patrimônios. Nós, como legislativo municipal, apoiamos esta iniciativa”, disse o Presidente do Conselho de El Alto, Édgar Calderón.

 

Fonte: Rádio Vaticano

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here