61ª Assembleia Geral dos bispos CNBB

    Tema: “A realidade da igreja no Brasil e a atualização de suas diretrizes gerais da Ação evangelizadora”

    Iniciamos, na quarta-feira, dia 10 de abril de 2024, a 61ª Assembleia Geral dos Bispos da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a temática desse ano é voltada à realidade da Igreja no Brasil. A assembleia teve início com a missa às 7h presidida por Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB.

    A 61ª Assembleia Geral da CNBB tem novamente como local o Santuário Nacional de Aparecida, SP. É sempre bom estar perto da Mãe, e onde está a Mãe, o Filho está presente. São 10 dias de muita reflexão, oração e partilha entre os bispos. Cada bispo traz a realidade que vive em sua diocese, as dores e as alegrias, e partilha com os demais bispos. É uma oportunidade de cada um se encontrar e conversar um pouco, algo que não é possível fazer ao longo do ano devido a correria do dia a dia.

    Os bispos são os sucessores dos apóstolos e nesse momento recordam quando os apóstolos se reuniram juntos em Pentecostes e desceu sobre eles o Espírito Santo para que saíssem ao mundo inteiro para anunciar o Evangelho. Ou seja, após a Assembleia, os bispos retornarão para  as suas dioceses revigorados pela ação do Espírito Santo para que continuem a pastorear o seu rebanho e anunciar o Reino de Deus.

    O Espírito Santo guia e sustenta a Igreja, apesar dos ventos contrários que dão contra a Igreja, ela permanece de pé por causa do Espírito Santo. É por meio desse mesmo Espírito Santo que sentimos a presença de Jesus, por meio do Espírito Santo é possível consagrar a Eucaristia e obter o perdão dos pecados. Com os bispos reunidos é possível experimentar a presença de Jesus, e ao final da assembleia é Jesus que nos envia de volta às dioceses depois de um momento de Pentecostes.

    Todos os bispos são convocados a participar da assembleia, todos que estão a frente de uma arquidiocese ou diocese, e ainda, os bispos auxiliares e coadjutores. Os bispos eméritos a presença é facultativa.

    Atualmente a Igreja Católica possui no Brasil 279 circunscrições eclesiásticas, o número de bispos no país é de 486, desse total, 318 estão no exercício do governo pastoral de alguma Igreja particular e outros 168 são bispos eméritos. É importante acompanhar pelos meios de comunicação os bispos reunidos em Aparecida e, juntos, pedindo a intercessão da Mãe de Deus, rainha dos apóstolos, que inclusive estava presente junto com eles no dia de Pentecostes.

    A assembleia esse ano está dividida em quatro sessões diárias, totalizando 28 ao longo das duas semanas. A primeira sessão, de abertura, aconteceu no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, às 8h30, com a presença do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambatistta Diquattro; os membros da presidência da CNBB: Dom Jaime Spengler (presidente), Dom João Justino de Medeiros Silva (primeiro vice-presidente), Dom Paulo Jackson Nóbrega (segundo vice-presidente), e Dom Ricardo Hoepers (secretário-geral), e o reitor do santuário Nacional Padre Eduardo Catalfo e outras autoridades.

    O Núncio Apostólico é o representante do Papa, o sucessor de Pedro. Além disso, o Núncio Apostólico é bispo e, é claro está em comunhão com os demais naquele momento. O Núncio Apostólico reside em Brasília, e tem um contato muito próximo com a maioria dos bispos. A presença do Núncio na assembleia é de fundamental importância.

    O tema central e que permea boa parte da 61ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil será conforme já dissemos: “A realidade da Igreja no Brasil e a atualização de suas diretrizes gerais da Ação evangelizadora”, e mais quatro temas prioritários: (Sínodo dos bispos 2021-2024, Jubileu 2025, Relatório da presidência e juventude), e assuntos a serem tratados em razão da previsão estatutária e da Conferência, (Doutrina da Fé, Liturgia, Relatório anual da presidência, relatório econômico, textos litúrgicos – CETEL), e outros temas e informes diversos sobre a Igreja Católica no Brasil.

    Ainda acontecerão, como de costume, as coletivas de imprensa, que esse ano serão pela manhã. No primeiro dia, 10 de abril, será as 10h30, na sala de coletivas, no centro de eventos Padre Vitor Coelho de Almeida. Na primeira coletiva participaram os membros da presidência da CNBB, e o assunto a tratado foram os temas da assembleia. No início da assembleia aconteceu o Retiro para os bispos, entre os dias 10 e 11 de abril. O retiro teve como pregador o Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano.

    Acompanhemos com nossas orações a Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, que o Espírito Santo guie e acompanhe as decisões a serem tomadas nessa assembleia, e que a Igreja no Brasil possa crescer cada vez mais levando adiante o Reino de Deus. Ainda é possível acompanhar a assembleiam (em especial as celebrações eucrísticas) através dos meios de comunicação, rádio, TV e internet. Caminhemos juntos como Igreja e estejamos em comunhão com nossos bispos.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here