60º Dia Mundial de Oração pelas vocações

    “Vocação, graça e missão”

     Celebramos no 4º domingo da Páscoa, neste ano, dia 30 de abril, o Domingo do Bom Pastor e nesse domingo acontece o Dia Mundial de Oração pelas Vocações Sacerdotais e Religiosas. Chegamos nesse ano de 2023 ao sexagésimo Dia Mundial de Oração pelas Vocações.  O Papa Francisco enviou uma mensagem com o tema: Vocação, graça e missão, que é o mesmo do nosso ano vocacional. Na verdade, temos que rezar sempre pelas vocações, todos os dias, para que possamos ter bons e santos padres e religiosos. Temos que intensificar as nossas orações para que os jovens se sintam atraídos por Jesus Cristo e abracem a vocação. Aqui em nossa arquidiocese adotamos uma oração pelas vocações sacerdotais que rezamos em todas as missas. Mesmo que o ano vocacional contemple todas as vocações, o pedido ao Senhor da messe e pastor do rebanho é que não faltem operários.

    Convido nesse dia a rezarmos também por aqueles que estão no ministério, sejam padres ou religiosos e religiosas, para que sejam perseverantes e não desistam. Precisamos trabalhar incessantemente pela promoção das vocações sacerdotais, com a oração e com o incentivo à manutenção dos nossos seminários e casas religiosas. Mas necessitamos dobrar os nossos joelhos e rezar pedindo a Jesus Bom Pastor novas e santas vocações pois a messe é grande.

    Intensifiquemos as nossas orações para que os corações respondam com generosidade e coragem ao chamado de Deus. Façamos em nossas paróquias a promoção vocacional, incentivemos os jovens de nossas paróquias a abraçarem a vocação. Procure se informar se em sua paróquia existe o SAV (Serviço de Animação Vocacional) e outras iniciativas, em especial a Obra das Vocações Sacerdotais (OVS). Por meio do incentivo da pastoral vocacional, o jovem conversa com o padre e diz sobre o interesse de abraçar o ministério sacerdotal ou religioso. Depois, o padre encaminha esse jovem ao serviço de animação vocacional no seu vicariato, ou para o Grupo Vocacional Arquidiocesano ou, se for menor, para o Clube Vocacional.

    Estamos em um ano especial para a Igreja no Brasil, pois vivenciamos o IIIº Ano Vocacional que tem como tema: Vocaçáo, graça e missão e como lema: Corações ardentes, pés a caminho. Quem sabe como fruto deste ano vocacional possamos dar passos no entusiasmo vocacional em nossas comunidades e, ainda, quem sabe possamos enviar um ou mais jovens de nossa paróquia para o Seminário Arquidiocesano São José ou casa religiosa.

    Por isso, na ocasião do Domingo do Bom Pastor, todos são convidados a rezar por todas as vocações. Esta data foi instituída pelo Papa São Paulo VI, no ano de 1964, durante o Concílio Ecumênico Vaticano II. Um novo tempo estava surgindo para a Igreja e precisava de pessoas dispostas a contribuir com esse novo tempo que estava surgindo. Um ano mais tarde, em dezembro de 1965, também como fruto do Concílio Ecumênico Vaticano II, foi lançado o Decreto Conciliar Presbyterorum Ordinis, que trata especificamente do ministério e vida do presbítero.

    O SAV (Serviço de Animação Vocacional) da nossa Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro promoverá algumas ações nesse Domingo do Bom Pastor, participemos dos momentos de oração nesse dia, pedindo à Virgem Maria, Mãe das vocações, que suscite a abertura do coração ao Espírito Santo para que muitos jovens aceitem o chamado de Deus.

    Durante o ano, temos outros momentos para rezar pelas vocações e por todos os padres. Na Quinta-feira Santa, que é o dia da instituição da Eucaristia, e no dia 4 de agosto, que é o Dia do Padre, na memória de São João Maria Vianney, na solenidade do Sagrado Coração, rezamos pela santificação dos sacerdotes, e, em tantas outras ocasiões. No Domingo do Bom Pastor é mais uma oportunidade que temos para rezar pelas vocações de um modo geral e pela perseverança de todos os padres, que sempre precisam de nossa oração e apoio para continuarem a sua missão.

    No domingo dedicado ao Cristo Bom Pastor, queremos que todos os padres sejam moldados à semelhança do Cristo Bom Pastor, para que possam cuidar das ovelhas, e que conheçam a cada uma pelo nome indo atrás daquelas que estão doentes ou desgarradas. O Bom Pastor não é mercenário e nem ladrão, mas caminha junto com as ovelhas e deseja que nenhuma das suas ovelhas se perca. O Papa Francisco desde o início de seu pontificado tem insistido muito na “Igreja em Saída”, ou seja, não devemos ficar na Igreja, dentro das sacristias, esperando as pessoas irem buscar os sacramentos ou uma orientação, mas temos que sair de nossas sacristias e ir ao encontro do povo, anunciando o Evangelho, ou seja, a boa notícia da salvação em Jesus Cristo Salvador. Assim deve ser o Bom Pastor, que vai atrás das ovelhas.

    Rezemos neste domingo pelos bispos que são sucessores dos apóstolos, que são chamados a serem bons pastores e a cuidarem do rebanho a eles confiados. Que sejam bons pastores e cuidem das ovelhas, tanto padres, como todo o povo de Deus.

    Neste domingo, rezemos por todos aqueles que são escolhidos para cuidarem do rebanho, diáconos, sacerdotes e bispos. Rezemos, ainda, pelos seminaristas que estão trilhando o caminho rumo ao sacerdócio, para que progridam e sigam firmes no propósito escolhido. Jesus nos ensinou a rezar e pedir para que nunca faltem operários para a messe, pois a messe é grande e os operários são poucos. Que esses operários tenham a missão de infundir e divulgar a palavra de Deus no mundo. Hoje em dia se faz mais do que necessário o anúncio da Palavra e que, por meio do anúncio dessa palavra, tenhamos a paz e reconciliação.

    Inspirados pelas palavras de Jesus e iluminados pelo Espírito Santo rezemos por todas as vocações para que continuem a missão de serem bons pastores e servidores do Reino de Deus em suas comunidades e dioceses. Que os consagrados não deixem as suas ovelhas se dispersarem, mas vão atrás sobretudo das feridas e perdidas. A exemplo de Jesus, que os sacerdotes tenham o cheiro das ovelhas e conheçam cada uma pelo nome, do mesmo modo que Jesus nos conhece.

    Abaixo, segue a oração vocacional para fazermos nesse dia do Bom Pastor:

    Jesus, mestre divino que chamastes os apóstolos para vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas. E continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas, dai forças para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas para o bem do povo de Deus e de toda a humanidade. Amém. (São Paulo VI)

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here