5º Domingo do Tempo Comum

    “Louvai o Senhor Deus porque Ele é bom, ele conforta os corações despedaçados” (146-147)

    Celebramos neste Domingo o quinto desse Tempo Comum, é o penúltimo antes da Quaresma, na semana que vem celebraremos o sexto Domingo desse tempo e na quarta-feira, dia 13 de fevereiro, iniciaremos o tempo quaresmal. A Quaresma nos convida a uma mudança de vida, e a uma conversão, mas essa mudança pode e deve começar desde já, ao longo do Tempo Comum.

    Ao longo deste Tempo Comum somos chamados a anunciar o Reino de Deus e desde já convidar as outras pessoas para que se convertam e mudem de vida. O centro do ano litúrgico é mistério pascal de Cristo. Não deixemos para buscar o Senhor somente na Quaresma ou Semana Santa, mas o busquemos desde já. Ou ainda, não deixemos para buscar o Senhor somente nos momentos ruins, mas o busquemos também nos bons.

    Observamos no Evangelho de hoje, o início dos milagres de Jesus e Ele dizendo que a sua missão não deve ser em apenas um local, mas em todo Israel. O caminho de Jesus ao longo do Tempo Comum é uma subida, ou seja, uma subida até entrar em Jerusalém para sofrer a paixão. E ainda, Jesus faz um alerta que não devemos procurá-lo somente por conta dos milagres que Ele realiza, mas devemos procurá-lo por causa da pessoa D’Ele.

    Estamos iniciando mais um mês de 2024, façamos o propósito de, neste ano que se inicia, estarmos mais próximos do Senhor, sobretudo, participando das missas Dominicais. Neste ano de 2024 estamos no ano da Oração promulgado pelo Papa Francisco, que nos prepara para o grande jubileu da Esperança do ano que vem, marcando os 60 anos de encerramento do Concílio Ecumênico Vaticano II. Portanto, além das missas dominicais, que possamos fazer os nossos momentos de oração em casa, meditando a Palavra de Deus.

    A primeira leitura deste domingo é do livro de Jó (Jó 7,1-4.6-7), esse trecho é de lamentos de Jó por sua atual situação de vida. Após ter perdido tudo o que tinha, Ele se questiona se ainda era necessário viver e o porquê de tanto sofrimento. Muitas vezes nós também temos a mesma atitude de Jó diante da dor e do sofrimento e nos perguntamos o porquê disso ou daquilo. Mas, por vezes, o sofrimento é necessário para que saiamos mais fortalecidos daquele momento de dificuldade e depois possamos glorificar a Deus.

    De fato, a nossa vida nem sempre são flores, em algum momento podemos ter tudo e em outro momento podemos não ter nada. O que importa é que no tudo ou no nada, Deus deve estar em primeiro lugar.

    O salmo responsorial é o 146 (147), que diz em seu refrão: “Louvai o Senhor Deus porque Ele é bom, ele conforta os corações despedaçados”. O refrão desse salmo vai de encontro com o que ouvimos na primeira leitura, ou seja, mesmo nos momentos difíceis o Senhor nos conforta e não nos deixa ficar para sempre em dificuldade, mas se confiarmos N’Ele logo viveremos momentos de felicidade.

    A segunda leitura desta missa é da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios (1Cor 9,16-19.22-23), Paulo vai dizer que ele prega o Evangelho de maneira gratuita, ninguém impõe para que ele pregue, mas ele cumpre a vontade do Senhor. Por meio da pregação do Evangelho ele terá como herança a vida eterna. Do mesmo modo, todos nós, por meio do nosso batismo, somos chamados a ser discípulos e missionários do Senhor, anunciando o Evangelho de forma gratuita a todos. Somos chamados a ser sal na terra e luz no mundo e iluminar a vida de quem encontrarmos, com certeza receberemos como herança a vida eterna.

    O Evangelho deste Domingo é de Marcos (Mc 1,29-39), nesse trecho do Evangelho, Marcos diz que Jesus após sair da Sinagoga, foi para a casa de Simão e André, com Tiago e João. Como vimos nos últimos Domingos, Jesus chamou os primeiros discípulos para o acompanhar em sua vida pública. Primeiramente ele chama dois, depois se tornam quatro, depois doze, além daqueles setenta e dois que o seguiam, mas não conviviam diretamente com Ele como os apóstolos.

    Neste Evangelho acompanhamos Jesus no início de sua vida pública e realizando aquilo ao qual Ele se propôs, anunciar o Reino de Deus. Esse Reino de Deus é justamente paz, amor, misericórdia e perdão, Jesus convida a viver o Reino de Deus aqui na terra para contemplá-lo de maneira definitiva no céu.

    Primeiro vemos Jesus indo até a casa de Simão e curando a sua sogra que estava de cama com febre, Ele toca nela ajuda-lhe a levantar, e a febre logo passa e ela então começa a servi-los. À tarde, após o pôr do sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio, a cidade inteira se reuniu em frente da casa e Jesus curou muitos doentes e expulsou muitos demônios. Ele não deixava que os espíritos maus falassem, pois sabiam quem Ele era.

    De madrugada quando ainda estava escuro Jesus vai rezar num lugar deserto, Simão e seus companheiros foram ao seu encontro e disseram que todos estavam lhe procurando e Jesus responde dizendo que deveria ir as aldeias da redondeza, deveria pregar ali também, pois foi para isso que Ele veio. E andava por toda a Galileia pregando o Reino de Deus e expulsando muitos demônios.

    Nesse Evangelho acompanhamos Jesus curando muitas pessoas de diversas doenças e expulsando muitos demônios, Ele está cumprindo a sua missão de anunciar o Reino de Deus. Jesus ao curar uma pessoa busca a cura integral, ou seja, física e espiritual, quando cura uma pessoa Ele traz essa pessoa de volta ao convívio social. Jesus prega a inclusão e busca curar a todos, por isso fala de ir a outros povoados.

    Celebremos com alegria este quinto Domingo do Tempo Comum e deixemos com que Jesus nos cure de nossas doenças físicas e espirituais. Sirvamos de coração e com alegria aos nossos irmãos de comunidade e aos nossos familiares em casa. Sejamos anunciadores do Reino de Deus, deixemos com que esse reino comece aqui, para depois contemplá-lo de maneira plena no céu.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here