4º Domingo do Tempo Comum

    “Hoje não fecheis o vosso coração, mas ouvi a voz do Senhor”! (Sl 95)

     Celebramos neste Domingo o quarto do Tempo Comum, finalizando o primeiro mês do ano rendamos graças a Deus por tudo o que vivemos esse mês, sobretudo ter celebrado o nosso padroeiro, o glorioso Mártir São Sebastião, no último dia 20. Também tivemos nesta semana o 34º Curso para os Bispos. Agradeçamos a Deus por tudo que já vivemos nesse mês e peçamos a proteção necessária para o restante do ano. Aqui no Rio de Janeiro já começou o clima de carnaval que se espalha pela cidade. A arquidiocese também prepara os retiros de carnaval pela cidade.

    Convido a fazer o propósito de participarmos da missa todos os Domingos do ano junto com a família. O Domingo é a nossa Páscoa semanal, a oportunidade que temos de nos reunirmos em torno da mesa da Palavra e da Eucaristia para escutar o que o Senhor tem a nos dizer. A partir da Palavra que ouvimos e da eucaristia que comungamos somos convidados a anunciar o Reino de Deus aos demais irmãos.

    No Evangelho deste domingo veremos Jesus expulsando demônios e libertando um homem que estava possuído por um espírito mau. Através do Espírito Santo, Jesus expulsa os espíritos maus. Foi pela força desse mesmo Espírito Santo que Jesus venceu as tentações que sofreu no deserto. Deixemos com que Jesus expulse todos os “espíritos maus” de nossa vida, e que através da força do Espírito Santo escolhamos sempre as coisas de Deus.

    A primeira leitura da missa desse Domingo é do livro do Deuteronômio (Dt 18,15-20), o livro do Deuteronômio é o livro da lei por excelência, o povo de Israel tinha 613 mandamentos para seguirem, além dos dez que conhecemos. Observamos nessa leitura Moisés falando ao povo dizendo que Deus fará surgir um grande profeta, como ele, e Moisés diz que a ele, eles deverão escutar. Moisés faz isso como uma forma de “desabafo”, pois o povo pediu a Deus um novo profeta, se revoltando contra Moisés e contra aquilo que ele anunciava. Deus disse a Moisés que atenderá ao pedido do povo e lhes enviará um novo profeta, e já que eles pediram terão que escutar a voz desse novo profeta. O povo de Deus, como bem conhecemos era um povo de “cabeça dura” e muitas vezes não ouviam aquilo que Deus falava por meio dos profetas, tanto que Deus foi enviando ao longo da história da salvação “profetas” para admoestar o povo, até chegar em Jesus, e mesmo assim o crucificaram. Demorou para entenderem, e ainda somente alguns, o plano de Deus era salvar o povo de Israel.

    O salmo responsorial é o 94(95), que diz em seu refrão: Hoje não fecheis o vosso coração, mas ouvi a voz do Senhor! Esse salmo de fato é uma resposta a primeira leitura que ouvimos, ou seja, os profetas eram enviados em nome de Deus para alertar o povo sobre o caminho certo a ser seguido, eles nem sequer ouviam. Por isso, não podemos ter a mesma atitude e não fechar o coração à voz do Senhor, mas ouvi-la com atenção.

    A segunda leitura dessa missa é da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios (1Cor 7,32-35), Paulo faz um alerta a comunidade para que todos possam se preocupar mais com as coisas do Senhor e não se conformar com as coisas do mundo. Mesmo aqueles que são casados e que tem família, devem além de cuidar das coisas do lar, ter um tempo para o Senhor. Que as preocupações desse mundo não nos afastem do Senhor, pois é no Senhor que encontramos as forças para enfrentar os problemas do dia a dia.

    O Evangelho desse Domingo é de Marcos (Mc 1,21-28), estamos no início do evangelho de Marcos, evangelista escolhido desse ano litúrgico B. Jesus entra na sinagoga para ensinar num dia de Sábado e ocorre que Jesus faz uma cura, expulsando o espírito mau de um homem. Jesus ensinava como quem tem autoridade, ou seja, diferente dos mestres da Lei e dos fariseus, pois Ele vivia o que pregava. Jesus conformava a sua vida com aquilo que Ele pregava.

    Por isso, Jesus conseguia expulsar os demônios, pois Ele tinha uma intimidade com o Pai, estava sempre na presença de Deus, além de viver aquilo que pregava. Jesus nutria uma vida de oração, alimentava a sua fé, por isso, era mais fácil expulsar os demônios. Após o seu batismo, movido pelo Espírito Santo, Jesus é conduzido ao deserto e vence as investidas do demônio sobre Ele, porque Jesus alimentava a sua fé por meio da Oração.

    Se quisermos vencer as investidas do inimigo sobre nós temos que nos alimentar espiritualmente da Palavra de Deus e nutrir uma vida de oração. É preciso todos os dias realizar a “lectio divina”, ou seja, uma leitura orante da Bíblia, além de rezar o terço todos os dias e participar das missas, sobretudo a Dominical. Não podemos procurar o Senhor somente nos momentos de dificuldade, mas nos momentos bons também, e nem procurar o Senhor somente por conta dos milagres, mas procurá-lo pelo que Ele representa.

    Celebremos com alegria esse quarto Domingo do tempo comum, e se quisermos vencer as investidas do inimigo sobre nós e afastar do nosso lado aqueles que nos querem mau, intensifiquemos as nossas orações e tenhamos uma intimidade com o Senhor. É na constância da oração que a presença do Senhor se fará presente em nossa casa e tudo aquilo que é mau se afastará. Amém.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here