40ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida

                Pelo segundo ano consecutivo a Romaria de Nossa Senhora Aparecida, na Arquidiocese de Passo Fundo, não poderá acontecer da forma tradicional devido a pandemia. É um motivo justo para a preservação do maior bem que é a vida, dom de Deus e fonte de todos os bens. A pergunta repetida várias vezes “vai ter Romaria?”, revela que os devotos estão desejosos de ir para a rua fazer procissão, experimentar o júbilo de celebrar a Eucaristia com a multidão, de sentir o calor fraterno e a fé de quem está ao lado e partilhar alimentos festivamente. Estamos vivendo um jejum na vivência da devoção mariana tradicional.

                Seguindo as orientações das autoridades sanitárias e civis foi possível definir uma programação compatível com o contexto pandêmico. As celebrações eucarísticas e outros momentos de bênçãos, geradores de aglomerações, não poderão ser realizados. Haverá celebrações reservadas que serão transmitidos pelas redes sociais e por rádios parceiras.

                Destacamos a programação do dia 10 de outubro, dia da Romaria, das 8h30min até às 12 horas. Através de um roteiro orante com reflexões, orações, cantos os romeiros são conduzidos a rezar com a Arquidiocese de Passo. As orações que expressam a vida pessoal de cada fiel se unem às comunitárias. Por isso, a romaria não é um evento isolado ou paralelo em relação aos grandes temas e preocupações da ação evangelizadora da Igreja. Na verdade, se constitui um evento muito favorável para ajudar os fiéis e colocá-los em comunhão com a Igreja.

                A romaria será o momento alto das celebrações dos 70 anos da criação da Diocese de Passo Fundo e os 10 anos que foi elevada à Arquidiocese. O lema que guia as celebrações dos 70 anos é o mesmo da romaria: “Povo Deus, Igreja viva edificamos!” Louvar a Deus pelas maravilhas realizadas. Agradecer os todos – fiéis leigos, diáconos, padres e bispos – que evangelizaram e evangelizam o Povo Deus presente neste território. Também é tempo de exame de consciência para reconhecer os pecados e pedir perdão.

                O tema das vocações está sempre presente na romaria, pois ela nasceu no Seminário. Lugar onde a arquidiocese de Passo Fundo acolhe jovens vocacionados que desejam ser padres. Lugar onde eles fazem o discernimento vocacional e são preparados para assumirem livremente o ministério presbiteral. Jesus pediu explicitamente que se rezasse nesta intenção, pois a “messe é grande e os operários são poucos”.

                O terceiro convite de oração é pela Arquidiocese de Passo Fundo que está revisando o seu Diretório, acolhendo as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da CNBB, elaborando o Plano de Ação Evangelizadora. Também está participando da Assembleia Eclesial Latino Americano e Caribenha e o Sínodo.

                Não é possível fazer a grande procissão, mas é possível visitar o Santuário que está diariamente aberto. Sem dúvida, os dias próximos a 12 de outubro, convidam mais a irmos até este espaço sagrado. Escolha seu dia, faça a sua visitação, expresse a devoção e depois disso retorne à sua casa para que outros possam entrar e manifestar a sua fé e devoção. Os estacionamentos internos estarão abertos, com acesso pelos portões secundários.

    Por que fazemos romarias? Nelas os devotos têm diante dos olhos, Maria a Mãe de Deus, a Mãe da Igreja e nossa Mãe, aqui invocada sob o título de Nossa Senhora Aparecida que os conduz ao encontro de Cristo, caminho, verdade e vida. Por Maria, o romeiro sente-se acompanhado no peregrinar da vida.

    Artigo anteriorNossa Senhora do Rosário
    Próximo artigoTemos uma Mãe!
    Arcebispo de Passo Fundo, dom Rodolfo Luís Webber ingressou em 1976 no Seminário Menor São João Vianney. Foi ordenado diácono em 17 de junho de 1990 e presbítero no dia 05 de janeiro de 1991, e bispo, em 15 de maio de 2009, para a prelazia de Cristalândia no Tocantins. Possui pós-graduação em Psicopedagogia e mestrado em Filosofia pela Universidade Gregoriana de Roma. Durante a 53ª Assembleia Geral da CNBB, dom Rodolfo Weber foi eleito secretário do regional Centro-Oeste.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    três × dois =