4° Domingo da Páscoa: o do Bom Pastor (08/05/22)

    Eu Sou o Bom Pastor (Jo 10,11)

     

    A figura do bom Pastor era bem conhecida no Antigo Testamento. Havia muitos em Israel: Moisés, Davi, entre outros. Os profetas falaram deles: Taxando-os de bons ou maus pastores… (Jr 23,1; Ez 34,2; Am 3,12). Eles (os bons) conhecem suas ovelhas e são, por elas, reconhecidos. Estão no meio do rebanho. Lutam por ele e o defendem: não o tosquiam. Como, o povo vê, seus pastores hoje?

    Jesus se denomina: bom (ou belo) pastor (Jo 10,11). Não é mercenário. Ele vai ao encontro das ovelhas, busca a perdida, cura a doente e enfaixa a ferida. Dá sua vida, pelo rebanho e este o reconhece. Quem pode ser bom pastor, do sumo pastor? (cf. Hb 13,20; 1Pd 5,4). Hoje, são entre outros: os bons pais: cuidam de suas famílias. Os verdadeiros professores, pois ensinam com amor, e ainda os autênticos políticos, os bons policiais etc.  Portanto, não só padres, e pastores das diversas dominações religiosas.

    Pastores, padres, e bispos, de hoje, evangelizam? Identificam-se com o viver e agir de Cristo: o sumo e verdadeiro pastor? Estão entre o rebanho? Defendem-no dos lobos vorazes, dos espertalhões onipresentes? Das ideologias? São semelhantes ao bom Pastor, no viver, agir e sofrer? Não se trata, de fazer acusações ou discursos moralizantes, mas de apresentar um direito do povo de Deus e do dever(missão) dos pastores.

    Jesus, sumo pastor, era ao mesmo tempo: profeta, (Jo 7,40; Mt 21,11) sacerdote, (Hb 5,6.7) e servidor, (Mt 20,28 Jo 13). E nós: pais, professores, políticos ou representantes das igrejas? Nosso rebanho confia em nós? Está em boas mãos? É, apenas, lembrete, não acusação…

    Parabéns, Mães. Vós sois as abençoadas e autênticas pastoras do lar. Felizes os filhos, que tais mães têm. Possa Maria Santíssima-mulher, esposa e mãe-, ser vossa referência sempre e em tudo. Suplicamos, outrossim, a Deus, para que vos conceda, longos e abençoados anos, com vossos respectivos maridos, bem como às viúvas, e àquelas que foram deixadas pelos maridos, grande fortaleza no bom combate para alcançar o ideal da vocação. Somos gratos, de modo especial, a nossas mães e a todas as mães, mormente, às da Pró-Saúde: diretoras, médicas, enfermeiras e funcionárias. Parabéns e todo carinho do mundo.

     

     

    + Dom Carmo João Rhoden – SCJ

    Bispo Emérito de Taubaté –SP

    Presidente da Pró Saúde.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    um × quatro =