4 coisas sobre o sofrimento que você não sabia

A dor é uma escola que nos ensina a crescer humana e espiritualmente

Quando nos deparamos com situações de sofrimento, tanto pessoal quanto o das pessoas que amamos, a primeira reação costuma ser a rejeição: não é possível! Procuramos um culpado, lutamos para construir estratégias de vingança.

Entretanto, por mais compreensíveis e emocionais que sejam, essas reações não nos ajudam a enfrentar os acontecimentos difíceis da vida, aqueles em que somos colocados à prova quando experimentamos injustiça, doença, traição ou fracasso.

O sofrimento está aí e pede para ser vencido. Paradoxalmente, o mundo nos diz para passarmos e evitá-lo. Mas a dor é uma escola com a qual podemos aprender e crescer humana e espiritualmente.

No sofrimento, você não pode se esconder: é aí que você se vê como você realmente é.

Quando tudo vai bem, na verdade, é fácil pregar, principalmente quando fazemos discursos retóricos sobre como os outros devem viver. Mas a verdadeira pregação, a mais eficaz, é a nossa vida em um momento de dificuldade e dor.

Portanto, aqui vão algumas considerações acerca do sofrimento.

1 UM LUGAR DE REVELAÇÃO

Jesus falou abertamente sobre a dor dele. Ele sabia que o sofrimento é um lugar de revelação. Sua mensagem seria incompreensível sem sua vontade de passar por aquela situação difícil:

“O Senhor abriu meus ouvidos e não resisti nem recuei. Ofereci minhas costas a quem me batia, meu rosto a quem me puxava a barba, e não escondia meu rosto de insultos e cuspidas ”.

Isaías 50,5

Jesus não quis ser um homem sem sofrer por nós. Ele não quis ser um messias confortável para nós, que não nos questiona ou comove.

2 UMA QUESTÃO DECISIVA

E aqui está o ponto de inflexão: Jesus, com uma pergunta ousada, não se dirige mais à multidão em geral, mas começa a se preocupar mais com os discípulos, os mais próximos dele.

É a eles que você faz mais ou menos esta pergunta: nesse ponto da sua viagem comigo, depois do que vocês viveram, depois do que viveram comigo, o que vocês entenderam? Quem eu sou para você?

É a pergunta que ressoa no coração do discípulo de todos os tempos. A certa altura devemos parar e nos perguntar: o que entendi de Jesus até agora?

3 SOFRIMENTO É VIDA

Pedro sente e sabe qual é a resposta, mas não a compreende totalmente. Sente um dom da graça, mas não está disposto a vivê-lo .

Talvez também tenhamos entendido muitas coisas sobre Jesus, talvez as conheçamos; mas não é certo que estejamos dispostos a vivê-las.

E Pedro, de fato, sabe que não é capaz de viver um aspecto fundamental: aceitar o sofrimento por e com Jesus.

Pedro não tem apenas medo do sofrimento de Jesus, como nós quando obviamente não queremos o sofrimento de um ente querido.

Pedro tem medo do próprio sofrimento, porque sabe muito bem que o fracasso do mestre significará também a sua derrota pessoal. Sim, Pedro, como todos nós, tem medo de sofrer.

4 NO SOFRIMENTO, VOCÊ SE TORNA UM DISCÍPULO

Porém, assim como a revelação de Jesus só é possível no momento do sofrimento, nossa profissão de fé mais autêntica é apenas aquela que fazemos no momento do nosso sofrimento.

Jesus concorda em ser reconhecido como Messias, o Filho de Deus somente quando suas mãos estão amarradas na frente do Sumo Sacerdote e enquanto na cruz sob o olhar do centurião romano.

Só se torna discípulo renunciando às suas razões, às suas exigências, aos seus tempos.

Isso é o que significa negar a si mesmo. Só assim você será capaz de se libertar e carregar sua própria cruz.

Na verdade, não se trata tanto de sofrer, mas de como sofremos .

A cruz não é a desgraça que nos atinge, mas a maneira de pensar e enfrentar os acontecimentos da vida todos os dias à luz do Evangelho.

Tomar a cruz todos os dias significa tomar o Evangelho como critério de escolha – e este é o caminho difícil.

Em vez de destruir, buscar vingança, fazer justiça por nós mesmos, somos chamados a perdoar, a nos entregar, a confiar em Deus.

Portanto, o discípulo é chamado a negar-se a si mesmo, a tomar a cruz e, acima de tudo, a continuar, a estar atrás de Jesus.

Quase sempre queremos estar diante Dele, queremos abrir nosso caminho, queremos construir nossos projetos.

Preferimos tomar nossas decisões e depois pedir a Deus que abençoe o que construímos.

Em vez disso, Jesus nos pede para segui-lo, até aonde não gostaríamos de ir. Ele nos pede para segui-lo quando se trata de passar por algum sofrimento – assim como ele passou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here