3º Domingo da Quaresma, 12/03/2023 (Jo 4,1-42).

    Há muitas samaritanas e samaritanos no mundo, procurando conhecer melhor Jesus Cristo. Outros já O encontraram, descobrindo-O como: Profeta, Senhor, Messias, Salvador e O seguem. E nós, hoje?

    Jesus continua a procurar água, não porque, tenha sede de H2O, mas para encontrar os sedentos de Deus e oferecer-lhes Sua água: a da vida eterna. Foi por isso, que Jesus se dirigiu, ao poço de Jacó (Jo 4,6). Ali as pessoas costumavam reunir-se e encontrar-se, mormente as mulheres. Foi numa ocasião semelhante que Ele abordou a samaritana. Essa vendo que Jesus era judeu, procurou questioná-Lo, não facilitando o encontro. Ele, no entanto, também hoje, como outrora, procura conquistar as pessoas. Foi o que então, aconteceu.

    Sem haver experiência, não se conhece a pessoa, nem a Deus. Não basta ler a Escritura, orar, participar do culto. É preciso conhecê-Lo e buscá-Lo, sempre, mais e melhor. Falar- Lhe e ouvi-Lo: fazer cada qual sua experiência de Deus, de Jesus Cristo: da sua pessoa e das suas exigências. Não é suficiente, estudar o catecismo, para conhecê-Lo, melhor. É preciso, outrossim, nele crer e amando-O, servi-Lo nos irmãos(ãs)… Ela (a samaritana) o reconheceu logo: és judeu. Continuando o diálogo, descobriu que além de judeu era Profeta, Messias, Senhor e Salvador. Que progresso!

    Somente, orgulhosos e autossuficientes têm dificuldade em conhecer Jesus Cristo e a Trindade. Ouve-se, frequentemente: Deus é o mesmo para todos. Cuidado: a experiência que os cristãos têm de Deus, é diferente. Para nós: Ele é amor, proximidade, misericórdia e perdão. É tudo, que precisamos. Pela encarnação, Ele realizou a parte mais difícil, para o encontro. Aliás impossível, para nós: não a merecemos. Cabe-nos, então, agora, fazer nossa parte. A samaritana a fez. Tornou-se, assim catequista e discipula e até missionária. Que transformação! Jesus, também hoje, não olha, se sou preto ou branco, pecador ou morno religiosamente: quer mesmo que eu me abra a Ele e me volte aos outros. Promove, assim a fraternidade entre todos. Então Ele, o que começou, levou a bom termo.

    Os samaritanos não deixaram por menos. Não é por causa de tuas palavras, que nós O reconhecemos, como o Messias. Nos mesmos fizemos nossa experiência. Ele é, de fato, diferente: é confiável. Descobrimos que Ele é o Salvador, pois fizemos experiência. E nós? É preciso experenciar seu amor, sua amizade e presença. Ter maior intimidade com Ele: abrindo-nos a Ele. Nisso, estaríamos imitando os samaritanos.

    No Evangelho proclamado, Jesus nem bebeu ou comeu: sua sede e fome era outra coisa. Tinha sede de gente, de novos discípulos. De pecadores. Para encontrá-los, não poupava esforços. Nem hoje. Infelizmente a água que Cristo oferece, não parece potável, pois o mundo atual tem o paladar desregrado.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here