33º CURSO PARA OS BISPOS PROMOVIDO PELA ARQUIDIOCESE DO RIO DE JANEIRO FAZ HOMENAGEM ESPECIAL A BENTO XVI

A arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ) promove, como acontece todos os anos, o 33º Curso para os Bispos. Normalmente, ocorre num mês de férias para que o convite fique aberto para aqueles que livremente desejarem participar. O arcebispo da arquidiocese do Rio, cardeal Orani João Tempesta, lembrou que a iniciativa acontece desde 1992, “numa feliz iniciativa do nosso venerável predecessor Cardeal Eugenio de Araujo Sales, e já é tradição. Este ano, o curso terá uma recordação especial, pois no primeiro curso, o então prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, cardeal Joseph Ratzinger, Papa Bento XVI, falecido no último 31 de dezembro, esteve presente, fazendo as conferências sobre a Igreja”, disse.

Após dois anos marcados pela pandemia da Covid-19, e o curso ter sido de maneira virtual, este ano voltará a ser presencial. Mesmo tendo sido virtual, a arquidiocese do Rio celebra que houve grande adesão dos bispos, com grande participação nas conferências. No ano passado, cerca de 90 bispos de vários do Brasil participaram do encontro.

O curso de 2023 será de 23 a 27 de janeiro, com o seguinte tema: “Novas comunidades e a evangelização hoje”. Para dom Orani, nos dias de hoje, tem crescido muito o número de novas comunidades e é preciso dar atenção a elas e orientá-las para que sigam as instruções da Igreja, prescritas pelo código de Direito Canônico e demais orientações da Igreja.

“A evangelização nos dias de hoje não é como antigamente, a linguagem e o método de evangelizar mudaram, como nos diz o Papa Francisco. É preciso ir ao encontro das ovelhas e não ficar na Igreja ou ‘sacristia’ esperando os fiéis. Cumprindo aquilo que Jesus pediu, a Igreja tem que ir ao encontro das ovelhas perdidas.  A evangelização nos dias de hoje tem que se adaptar a novos públicos, a Igreja tem que evangelizar para todas as pessoas e ensinar o caminho correto para se chegar ao Reino de Deus”, defende o cardeal.

Centro de Estudos do Sumaré, onde acontece o curso. | Foto: arquivo arquidiocese do Rio de Janeiro.

Os convidados

A cada ano, diversos bispos são convidados para ministrarem as palestras durante o curso. Para este ano, os convidados são:  O prefeito do dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, cardeal Kevin Joseph Farrell; o bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, dom Antonio Luiz Catelan Ferreira; o reitor da Pontifícia Universidade da Santa Cruz, em Roma, padre Luis Navarro; o superior geral do Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt, padre Alexandre Awi Mello; O vigário episcopal para os Institutos de Vida Consagrada, Sociedades de Vida Apostólica, Movimentos Eclesiais e Novas Comunidades da arquidiocese do Rio de Janeiro, dom Roberto Lopes; Também participarão os fundadores de comunidades. O núncio apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro, que participou ano passado virtualmente também estará presencialmente neste ano.

De acordo com dom Orani, o curso é, ainda, uma oportunidade de convivência fraterna entre os bispos. “Mesmo quando teve que ser de forma virtual, devido à pandemia, isso foi possível e agora de maneira presencial será melhor ainda. O episcopado brasileiro e latino-americano se preocupa bastante com o futuro da Igreja e em como evangelizar num mundo tão transformado. Os anos vão passando e a Igreja tem que chegar a todas as realidades geográficas, sociais ou virtuais’, relatou.

Sínodo dos Bispos

Outro tema quer será refletido no encontro é o Sínodo dos Bispos, que terminará no próximo ano. De acordo com dom Orani, a palavra ‘sínodo’ significa caminhar junto, ou seja, os fiéis caminham junto com a Igreja e, também, opinam sobre como a Igreja pode se sentir mais próxima dos fiéis. “Por isso, o Curso dos Bispos 2023 vai discutir um pouco sobre isso, sobre as novas formas de evangelizar e de como a Igreja pode estar mais próxima dos fiéis. É urgente a evangelização nas famílias e como a Igreja pode entrar em cada lar através dos meios de comunicação”, defende.

O cardeal reforça que uma das formas de afeto, comunhão e colegialidade é rezar pela Igreja. “Nossa oração, na semana de 23 a 27 de janeiro, será para todos os bispos e convidados que estarão no Centro de Estudos do Sumaré, reunidos para o Curso dos Bispos. Vamos acompanhar, pelas mídias da arquidiocese, os momentos comunitários deste curso, rezando pelos bispos presentes!  Acompanhemos com as nossas orações o Curso dos Bispos em nossa arquidiocese, e que seja um tempo de estudo e de graça e o Espírito Santo renove o coração de cada um de nós”, exorta.

O curso contará com cobertura da mídia católica e inclusive dois programas especiais pela TV à noite; poderá também ser acompanhado pelas redes sociais da arquidiocese do Rio.

Com informações arquidiocese do Rio de Janeiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here