28º Domingo do Tempo Comum

    “Na casa do Senhor habitarei, pelos tempos infinitos” (Sl 22/23)

    Celebramos o Vigésimo Oitavo Domingo do Tempo Comum. Estamos no mês missionário e hoje recordamos com carinho todos os professores. Os professores muitas vezes também são missionários, pois exercem a missão de ensinar os outros. Muitas vezes alguns professores precisam se deslocar para escolas distantes. Ser professor é uma vocação, pois é Deus quem chama e o professor aceita, e é necessário ensinar com amor.

    Temos a oportunidade de todos os domingos comungar da mesa da Palavra e da Eucaristia, que nos dará forças ao longo da semana. Temos que dar o exemplo para nossos filhos e netos, e levá-los desde pequenos para participarem da Santa Missa, pois quando forem mais velhos irão por conta própria, sem que ninguém precise obrigá-los. É bonito ver a família reunida na Santa Missa.

    Meus irmãos, peçamos ao Espírito Santo ao longo desse mês missionário que possamos ser testemunhas de Jesus Cristo em nossa cidade, e que possamos anunciar o evangelho para aqueles que mais precisam. Temos que edificar o Reino de Deus e fazê-lo acontecer. O Reino de Deus é: justiça, paz, perdão, amor e misericórdia.

    A liturgia desse Vigésimo Oitavo Domingo do Tempo Comum continua a falar sobre o Reino de Deus e que ao final dos tempos seremos julgados de acordo com as nossas atitudes e que muitos são chamados, mas poucos os escolhidos.

    A primeira leitura da missa desse domingo é do livro do profeta Isaías (Is 25,6-10a). Isaías diz nessa leitura que o Reino de Deus é para todos. Deus quer salvar a todos independentemente dos pecados que a pessoa possa ter cometido. Se ela se converter de coração, receberá a recompensa que é a salvação eterna. E, ainda, a salvação não somente para um povo só (o povo Judeu), mas a salvação de Deus é para todos os povos.

    O monte é o lugar por excelência do encontro com o Senhor. E é nele que todos os povos acorrerão para ir ao encontro do Senhor. O dia que o Senhor se manifestar, será o fim do sofrimento e das tristezas, e será uma alegria para aqueles que colocaram a sua esperança no Senhor.

    O salmo responsorial é o 22(23). Esse salmo diz em seu refrão: “Na casa do Senhor habitarei, pelos tempos infinitos”. Esse deve ser o nosso desejo, habitar para sempre na casa do Senhor. Somos chamados a viver o Reino de Deus aqui na terra para contemplá-lo de maneira definitiva no céu. O Senhor estará sempre conosco nos protegendo de todos os perigos. Por vezes achamos que Deus nos abandonou, mas ao contrário, somos nós que muitas vezes abandonamos Deus.

    A segunda leitura da missa desse domingo é da carta de São Paulo aos Filipenses (Fl 4,12-14.19-20). Paulo diz para a comunidade que devemos ser gratos a Deus tanto nos momentos bons, como nos momentos de dificuldade de nossa vida. Muitas vezes os momentos de dificuldade aparecem para que possamos ter forças de superá-los. São Paulo faz um agradecimento a comunidade, pois eles estiveram com Paulo em todos os momentos. Por isso, Paulo faz uma prece para que Deus esteja com eles em todos os momentos.

    O Evangelho é de Mateus (Mt 22,1-14). Jesus volta a falar em parábola aos sumos sacerdotes e anciãos do povo. Ele fala novamente sobre o Reino de Deus. A vida pública de Jesus é anunciar o Reino de Deus e implementar esse reino no coração das pessoas. O Reino de Deus é paz, justiça, amor, misericórdia e perdão. João Batista pregava o seguinte ao preparar a vinda de Jesus: “Convertei-vos porque o Reino de Deus está próximo de vós”. Jesus é o próprio Reino de Deus e instaura de maneira definitiva esse reino ao se entregar na cruz.

    A pregação de Jesus é uma subida, ou seja, Ele sai da Galileia, passa pela Judéia, até entrar em Jerusalém, sofrer a paixão e morte e, depois, ressuscitar. Ao longo do caminho, Ele vai anunciando o Reino de Deus. Através das parábolas, a respeito do Reino, Ele espera que as pessoas mudem de conduta e se convertam. Os Judeus acreditavam que somente eles seriam “salvos” por terem sido o povo escolhido, mas Jesus através das parábolas ensina que a salvação é para todos, o Reino de Deus é para todos e não somente para um povo.

    O Reino de Deus deve crescer sempre mais no meio de nós. Precisamos amar mais o nosso próximo, pois se amamos a Deus temos que amar o nosso próximo. Somente Deus pode nos julgar. Não podemos e nem temos o direito de julgar ninguém. Deus é o Pai misericordioso que sempre nos espera para nos dar um abraço.

    Nessa parábola Jesus diz que muitos são chamados e poucos são os escolhidos, ou seja, Ele se dirige ao povo judeu sobretudo aos sumos sacerdotes e anciãos do povo que já se consideravam salvos por Deus por se considerarem o povo eleito, mas Jesus os alerta que se eles não mudarem algumas atitudes não serão dignos dessa salvação. E ainda, que os considerados pecadores por eles alcançarão mais facilmente a salvação do que eles.

    Celebremos com alegria esse Vigésimo Oitavo Domingo do Tempo Comum e sejamos fiéis anunciadores do Reino e testemunhas de Jesus nos dias de hoje. Tenhamos atitudes de cristãos, sobretudo no que diz respeito ao amor ao próximo, para que possamos ser dignos da salvação eterna. Porque muitos são chamados e poucos os escolhidos.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here