Texto iluminador: Cheios de grande admiração, diziam: “Tudo Ele tem feito bem. Faz os surdos ouvir e o mudos falar”. Mc.7,37.
1- Jesus continua escrever sua missão: evangeliza e realiza sinais, que demonstram seu poder. Ele tem uma palavra a dizer, pois quer instalar o Reino de Deus, ou seja, agir como o Pai o quer. Confirma sua palavra, curando doentes e necessitados. Faz o bem a todos. Cura no caso um surdo-mudo. Não podia ouvir a Boa Nova, nem divulgá-la bem. Era incapaz de fazer o essencial: evangelizar.
2- Jesus não é espalhafatoso. Faz tudo com simplicidade. É sempre bem compreensível. No caso, leva o necessitado para o lado e o cura. Jesus não. Quer chamar a atenção sobre si, nem prega a si mesmo, mas a vontade do Pai. Age sobre a ordem do Pai. “Aba”.
3- Por isso, todos se admiravam dele diziam: “faz tudo bem, os surdos ouvem e os surdos falam” Mc.7,37. De modo análogo também hoje, somente os que souberem ouvir saberão falar, ou seja evangelizar. Não continuamos assim, ainda hoje surdos e mudos, numa Igreja que deveria ser sinodal?