20º Domingo do Tempo Comum

    Eu vim para lançar fogo sobre a Terra, e como gostaria que já estivesse aceso” (Lc 12,49).

    Celebramos nesse domingo o vigésimo desse Tempo Comum, um tempo marcado pela esperança na chegada do Reino de Deus. Somos convidados a fazer esse Reino acontecer aqui na Terra e a vive-lo de maneira plena e definitiva no céu. Somos convidados a participar da celebração Eucarística todos os domingos em família e a pedir que Deus abençoe sempre a nossa família.

    Nesse domingo, celebramos a vocação à vida matrimonial e da paternidade e a vocação para a vida em família. A partir de hoje inicia-se a Semana Nacional da Família. O tema deste ano é: “Amor familiar, vocação e caminho de santidade”. A Igreja tem um carinho especial e reza por todas as famílias. É nas famílias que as crianças aprendem as primeiras orações cristãs e o valor do amor ao próximo. A família é a igreja doméstica e os pais são os primeiros catequistas dos filhos.

    Rezemos nessa eucaristia por todos os pais e por todas as famílias. Que todas elas tenham o alicerce no amor de Deus. Que nesse domingo, todos os filhos possam ir à celebração Eucarística com os seus pais e rezar por eles. Nesse domingo, além de parabenizar os pais, é preciso rezar por eles. Rezemos por todos os pais já falecidos durante essa celebração. Seria muito salutar marcar no escritório de sua paróquia, a missa pela alma dos pais falecidos.

    É preciso lembrar dos pais enquanto eles estão aqui. Dar valor para eles enquanto estão entre nós, para não se arrepender depois. Nesse Dia dos Pais, faça uma visita ao seu pai ou telefone para ele e se possível participe da missa com ele. Que a Sagrada Família de Nazaré abençoe e proteja todas as famílias. Acompanhemos a Semana Nacional da Família.

    A primeira leitura desse domingo é do livro do profeta Jeremias (Jr 38, 4-6.8 -10). Esse trecho que ouvimos hoje do livro do profeta Jeremias nos fala que quiseram calar a voz do profeta. A função do profeta é denunciar as injustiças e anunciar a Justiça e a verdade. Muitos não gostavam de ouvir a verdade. Por isso, queriam tirar a vida do profeta Jeremias. Ebed-Melec intercede junto ao rei a favor de Jeremias, e o rei Sedecias se arrepende do que havia mandado fazer ao profeta e pede que Ebed-Melec fosse com trinta homens tirar Jeremias da cisterna.

    O salmo responsorial é o 39 (40). O refrão do salmo diz: “Socorrei-me, ó Senhor, vinde logo em meu auxílio”. O refrão desse salmo remete ao grito de lamento e socorro do profeta que ouvimos na primeira leitura. Deus atende ao pedido do profeta, vem em seu socorro e liberta das mãos da morte. O mesmo podemos fazer cada um de nós, quando nos encontrarmos num momento de aflição pedir socorro ao Senhor.

    A segunda leitura desse domingo é da carta aos Hebreus (Hb 12, 1-4). O autor sagrado da carta aos Hebreus que temos ouvido há alguns domingos, nos fala da perseverança na fé. Temos o testemunho que nos vem dos apóstolos, que Jesus Cristo venceu o pecado, ressuscitou dos mortos e do céu intercede por nós. Iluminados pelo Espírito Santo, possamos viver a nossa fé e uma vida reta longe do pecado.

    O evangelho desse domingo é de Lucas (Lc 12, 49-53). Jesus inicia o evangelho falando de uma forma que pode até nos assustar: “Eu vim para lançar fogo sobre a Terra, e como gostaria que já estivesse aceso” (Lc 12,49). Mas, esse fogo que Jesus se refere é o fogo do Espírito Santo, o fogo do amor de Deus, que Jesus deixaria de forma definitiva após a sua ressurreição.

    Depois Jesus diz que estava prestes a receber o batismo e estava ansioso para que esse batismo se cumprisse. Na verdade, Jesus já havia sido batizado, mas Ele fala do batismo definitivo que seria a sua morte na cruz e posterior ressurreição.

    Jesus ainda continua dizendo que o Filho do Homem veio para dividir as pessoas, ou seja, pai contra filho, irmão contra irmão etc. Ou seja, Jesus quer dizer que alguns o aceitariam e outros não, como exatamente aconteceu.

    De fato, a Palavra de Deus não é para dividir, mas sim para unir. Devemos colocar em prática o amor de Deus contido na Bíblia. Hoje, celebramos o Dia dos Pais. Em muitas famílias, os filhos não falam com os seus pais ou os pais não falam com os filhos. Que iluminados pela Palavra de Deus e pela fé as famílias voltem a se unir e o amor de Deus possa reinar sobre todos.

    Peçamos que venha sobre cada um de nós o Espírito Santo, o dom de Deus, e que possamos nos encher de coragem e fé para vencer o pecado. Vivemos em um tempo muito difícil em que a intolerância está em alta, sobretudo a intolerância religiosa.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here