12 citações que resumem a jornada mais longa do Papa Francisco

Quatro países visitados, 12 dias de viagem, 16 discursos proferidos… Aos 87 anos, o Papa Francisco foi ao encontro de milhões de fiéis católicos no Sudeste Asiático e na Oceania. Esta é uma oportunidade de reviver a jornada mais longa de Francisco desde a sua eleição em 2013 através das suas palavras mais memoráveis.

1 COMBATER O EXTREMISMO RELIGIOSO

Na reunião inter-religiosa realizada na Mesquita Istiqlal, em Jacarta, em 5 de setembro.

“Encorajo-vos a continuar neste caminho: que todos juntos, cada um cultivando a sua espiritualidade e praticando a sua religião, caminhemos em busca de Deus e ajudemos a construir sociedades acolhedoras, baseadas no respeito mútuo e no amor recíproco, capazes de distanciar a rigidez , fundamentalismo e extremismo, sempre perigosos e nunca justificáveis”.

2 ELOGIO DO NASCIMENTO

Discurso às autoridades indonésias em 4 de setembro.

“Uma parte considerável da humanidade fica à margem, sem meios para uma existência digna e indefesa diante de graves e crescentes desequilíbrios sociais que desencadeiam graves conflitos. nascimentos, limitando a maior riqueza de um país, ou seja, nascimentos O seu país, por outro lado, tem famílias com três, quatro ou cinco filhos […] É um exemplo para todos os países […] Talvez algumas famílias prefiram. ter um gato, um cachorro e não um filho. Não é certo.

3 INSTRUÇÕES SOBRE EVANGELIZAÇÃO

Catedral de Jacarta, 4 de setembro.

“Anunciar o Evangelho não significa impor ou opor a própria fé à dos outros, não significa fazer proselitismo, significa dar e partilhar a alegria do encontro com Cristo, sempre com muito respeito e carinho fraterno para com todos”.

4 ACABAR COM A VIOLÊNCIA TRIBAL

Durante discurso perante as autoridades de Papua Nova Guiné, em 7 de setembro.

“Em particular, gostaria de ver o fim da violência tribal, que infelizmente faz muitas vítimas. Torna impossível viver em paz e impede o desenvolvimento. Apelo, portanto, ao sentido de responsabilidade de todos para parar a espiral de violência e embarcar resolutamente no caminho que conduz a uma cooperação fecunda, em benefício de todos os habitantes do país.

5 “ESPECIALISTAS” EM BELEZA

Durante a breve escala em Vanimo no dia 8 de setembro.

“Vocês aqui são ‘especialistas’ em beleza, porque estão rodeados de beleza! Vocês vivem em uma terra magnífica, rica em uma grande variedade de plantas e pássaros, e não podem deixar de se maravilhar com as cores, os sons, as fragrâncias, o “grande espetáculo de uma natureza transbordante de vida, que lembra o Éden! Mas o Senhor lhe confia esta riqueza como sinal e instrumento”.

6 PROMESSA PARA CRIANÇAS DEFICIENTES E ABANDONADAS

Num encontro com quase 900 crianças de rua.

“Nenhum de nós é um ‘fardo’. Somos todos presentes magníficos de Deus, um tesouro para os outros.”

7 PARA UMA RECONCILIAÇÃO COMPLETA

Num discurso às autoridades civis de Timor-Leste em 9 de setembro.

“Em particular, gostaria de recordar e saudar os vossos esforços assiduos para alcançar a plena reconciliação com os vossos irmãos e irmãs na Indonésia, uma atitude que tem a sua fonte primeira e mais pura nos ensinamentos do Evangelho. e, graças ao temperamento do seu povo e à sua fé, vocês transformaram a tristeza em alegria. Que o Céu permita que, em outras situações de conflito e em diversas partes do mundo, prevaleça também o desejo de paz e de purificação da memória. , para que “As feridas cicatrizem e a reconciliação substitua o ódio e a colaboração substitua a oposição!”

8 “CUIDADO COM OS CROCODILOS”

Durante a Missa na grande esplanada de Díli, no dia 10 de setembro.

“Em Timor Leste é maravilhoso porque há muitas crianças: é um país jovem onde se sente a vida pulsando e explodindo por toda parte. E isso é um presente, um grande presente […] Cuidado! Cuidado com os crocodilos que querem mude sua cultura, eles querem mudar sua história. Fique fiel e fique longe desses crocodilos porque eles mordem, e eles mordem com força. Espero que você continue tendo muitos filhos: que os sorrisos dessas pessoas sejam seus filhos.

9 OS SACERDOTES NÃO SÃO SUPERIORES

Papa Francisco (C) participa num encontro com bispos, padres, diáconos, pessoas consagradas, seminaristas e catequistas na Catedral da Imaculada Conceição, em Díli, em 10 de setembro de 2024.

Durante um discurso ao clero na Catedral de Díli, no dia 10 de Setembro.

“Não se esqueça da cultura do povo que você recebeu. Você não é superior. Nem deve cair na tentação do orgulho e do poder. E você sabe como começa a tentação do poder? Você entende, né? Minha avó me disse: ‘O diabo entra pelos bolsos’ […] Por favor, não pense no seu ministério como um prestígio social. Não, o ministério é um serviço.

10 PROTEÇÃO DOS TRABALHADORES MIGRANTES

Num discurso proferido às autoridades de Singapura em 12 de setembro.

“Reconheço e saúdo as diversas políticas e iniciativas que foram postas em prática para apoiar as pessoas marginalizadas, e gostaria que fosse dada especial atenção aos pobres, aos idosos – cujo trabalho lançou as bases para a Singapura que conhecemos hoje – e a proteção da dignidade dos trabalhadores migrantes, que tanto contribuem para a construção da sociedade e aos quais deve ser garantido um salário justo.”

11 O AMOR COMO ALAVANCA DE CRESCIMENTO

Durante a Missa celebrada no Estádio Nacional de Singapura, no dia 12 de setembro.

“Se algo de bom existe e permanece neste mundo é apenas porque, em circunstâncias infinitas e variadas, o amor prevaleceu sobre o ódio, a solidariedade sobre a indiferença, a generosidade sobre o egoísmo. crescer uma metrópole tão grande, os arquitetos não teriam projetado, os trabalhadores não teriam trabalhado e nada teria sido alcançado […]. O investimento mais rentável aos olhos de Deus somos nós: filhos amados do mesmo Pai” .

12TODAS AS RELIGIÕES SÃO UM CAMINHO PARA DEUS

Durante um intercâmbio espontâneo com jovens de diferentes religiões no Catholic Junior College, no dia 13 de setembro.

“Se você começar a discutir, dizendo: ‘Minha religião é mais importante que a sua…’, ‘A minha é a verdadeira, a sua não é…’… Aonde isso leva? […] Todas as religiões são uma caminho em direção a Deus Alguns são Sikhs, outros Muçulmanos, outros Hindus, outros Cristãos, mas todos são caminhos diferentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here