10º Domingo do Tempo Comum

    “De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores” (Mt 9,12)

    Celebramos o décimo domingo do Tempo Comum. Após o tempo pascal, o tempo comum foi retomado na segunda-feira depois de Pentecostes. Na semana passada, já dentro do tempo comum, celebramos a Solenidade da Santíssima Trindade e, na última quinta-feira, celebramos a Solenidade de Corpus Christi. Por isso, neste domingo, celebramos o décimo do tempo comum.

    O tempo comum é um tempo longo, dividido em duas partes. A primeira parte se inicia após a festa do batismo do Senhor, em janeiro, e vai até a terça-feira antes das cinzas. E a segunda parte se inicia após a Solenidade de Pentecostes e vai até a Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo. Ao longo do tempo, acompanhamos Jesus em sua vida pública anunciando o Reino de Deus. Durante o tempo comum, acompanharemos Jesus subindo a Jerusalém, tendo como fim último a sua entrada triunfal sendo aclamado pelo povo como rei, montado em um jumentinho e, posteriormente, sofrer a paixão.

    A cor predominante do tempo comum é a verde, significa a cor da esperança, ou seja, a esperança na vinda do reino de Deus. Como cristãos e católicos, somos convidados a viver a realidade do “já” e “ainda não”, ou seja, vivenciar aqui na terra o Reino de Deus, a fim de vivenciá-lo de maneira definitiva no céu. Ao longo do tempo comum, somos convidados a nos reunir em torno da mesa da Palavra e da Eucaristia, ouvir atentamente o que o Senhor tem a nos dizer e nos alimentar com o seu Corpo e Sangue.

    Que possamos vivenciar bem esse tempo comum e que sejamos gratos a Deus por nossa família, nosso trabalho e nossa saúde. Sejamos discípulos e missionários do Senhor e atendamos o chamado que Ele nos faz, assim como observaremos no Evangelho de hoje. Todo batizado é enviado por Jesus a se tornar discípulo e missionário do Senhor e imbuído do Espírito Santo sair e anunciar a Palavra de salvação.

    A primeira leitura da missa desse domingo é da profecia de Oseias (Os 6,3-6). Oseias diz que é preciso saber conhecer o Senhor e se preparar para a sua vinda, o amor do Senhor por nós é eterno, e Ele não leva em conta as nossas faltas. O Senhor não nos castiga, mas espera que voltemos de todo o coração para Ele. Devemos trilhar o caminho da justiça e do bem para alcançarmos mais facilmente a salvação.

    O salmo responsorial é o 49 (50), que diz em seu refrão: “A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus”. O salmo vai ao encontro do que ouvimos na primeira leitura, pois todo homem que trilha o caminho da justiça e da verdade experimenta a salvação que vem de Deus.

    A segunda leitura é da carta de São Paulo aos Romanos (Rm 4,18-25). Paulo se dirige à comunidade dos romanos dizendo que devemos ter fé mesmo nos momentos de dificuldades, que esses momentos são passageiros e que as tristezas e incertezas que vivermos aqui, se transformarão em alegria no céu. Do mesmo modo que Abraão no Antigo Testamento, a fé lhe foi creditada como justiça, devido a sua perseverança em fazer a vontade de Deus. Jesus Cristo morreu na cruz por causa de nossos pecados e ressuscitou para nossa justificação.

    O Evangelho desse domingo é segundo Mateus (Mt 9,9-13). Nesse trecho do evangelho de hoje, Jesus chama Mateus, que era cobrador de impostos, para segui-lo. Mateus larga tudo e começa a seguir Jesus. Após chamar Mateus, Jesus faz refeição com os publicanos, cobradores de impostos e pecadores. Os fariseus vendo isso criticam a atitude de Jesus e o porquê Ele senta-se para fazer refeição com os pecadores e cobradores de impostos. Mas Jesus vai na contramão daquilo que a sociedade da época pensava, ou seja, Ele veio para as ovelhas perdidas da casa de Israel e para converter muitos corações para Deus. Jesus termina o Evangelho dizendo que Ele não veio para os justos, mas sim para os pecadores.

    Esta é a dinâmica do tempo comum. Jesus vem para curar, perdoar e ensinar à humanidade o caminho do amor. Com esse gesto, Jesus ensina que Deus acolhe a todos e não importa o tamanho dos pecados e defeitos que a pessoa tenha, se desejar se arrepender de todo o coração dos pecados, Deus o perdoará.

    O que Jesus quer ensinar é que devemos ser humildes e reconhecer os nossos próprios erros antes de apontar o erro dos outros. E quem diz que não tem pecado algum já está cometendo pecado ao dizer que não os tem. E, ainda, não importa os pecados que a pessoa tenha, Jesus chama a todos para segui-lo.

    Celebremos com alegria o 10º domingo do Tempo Comum e caminhemos com Jesus nesse tempo de graça, anunciando o reino de Deus até entrar definitivamente em Jerusalém. O Senhor constantemente nos chama, independente de nossos pecados. Amém.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here