Viver em comunidade

    A liturgia celebra, neste domingo, a solenidade da Santíssima Trindade. Os ensinamentos de Jesus Cristo revelaram três pessoas divinas, mas três pessoas num só Deus. Escreve o evangelista: “Quando, vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; (…) porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. Tudo o que o Pai possui é meu” (João 16,13-15). Na carta aos Romanos 5,1-5, São Paulo escreve: “Justificados pela fé, estamos em paz com Deus, pela mediação do Senhor nosso, Jesus Cristo. Por ele tivemos acesso, pela fé, a esta graça, (…) porque o amor de Deus foi derramando em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado”.

    Portanto, o Deus revelado por Jesus Cristo é um único Deus em três pessoas iguais e distintas, o Pai e o Filho e o Espírito Santo. Para facilitar a comunicação, no começo do cristianismo, Tertuliano (160+220) criou a palavra trindade (três+unidade). A fé cristã professa: creio em Deus Pai (…); creio em Jesus Cristo (…); creio no Espírito Santo. A fé cristã é performativa e não simplesmente informativa, isto é, o que se crê orienta o modo de viver. Crer em Deus uno e trino orienta os cristãos a viverem em unidade, em comunidade e a se amarem na diversidade.

    O teólogo africano Ananias Mpunzi escreve: “Deus é a unidade da comunidade e aquela comunidade requer uma igualdade das pessoas singulares e entre elas relações recíprocas. O homem foi criado à imagem de Deus e, por isso, a nossa humanidade não é soma ou a totalidade das nossas singularidades. É a unidade que une os homens na plena relação de dar e receber, relação que brota do amor que nos faz pessoas”.

    Vivemos em tempos de redes, de conexões múltiplas. Quem não está conectado é classificado como analfabeto digital e tem muitas dificuldades para resolver problemas básicos do cotidiano. Por outro lado, vivemos em tempos de uma valorização quase exagerada do individual, um individualismo. Gera-se com isto uma crise nos valores comunitários e na capacidade de envolver-se com causas que vão além dos interesses pessoais. Tecnologicamente é inconcebível não estar em rede, mas em outros temas humanos procura-se o isolamento, o egoísmo. As ciências mostram claramente que o mundo não pode mais ser tratado de forma fragmentado e dividido. Todas as ações individuais humanas têm repercussões mundiais. Por exemplo, um canudinho de plástico usado na minha cidade, se não for corretamente descartado, pode agredir um ser vivo a milhões de quilômetros.

    A antropologia aponta que o conceito de pessoa é relação. Falar do “eu” é possível porque existe um “tu” que permitem construir um “nós”.  A pessoa é relação dialogal, é comunicação. É impossível viver sem os outros. Somos mutuamente interdependentes. Por isso a teologia católica fala da Trindade como de um só Deus em três pessoas. Existe a unidade de fundo, com uma íntima relação de comunhão entre as três pessoas.

    A fé na Santíssima Trindade apresenta-se como um desafio para descobrir e transmitir a “mística” de viver juntos gerando experiências de fraternidade. Sair de si mesmo para se unir aos outros faz bem. Somos convidados a abraçar o risco do encontro com o rosto do outro, com a sua presença física que interpela, com seus sofrimentos e suas reinvindicações, com a sua alegria contagiosa permanecendo lado a lado. “Melhor ainda, trata-se de aprender a descobrir Jesus no rosto dos outros, na sua voz, nas suas reivindicações; e aprender também a sofrer, num abraço com Jesus crucificado, quando recebemos agressões injustas ou ingratidões, sem nos cansarmos jamais de optar pela fraternidade” (Papa Francisco).

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here