Superar diferenças

    Em cada indivíduo existe uma força transformadora que nem é possível imaginar, principalmente a capacidade natural de relacionamento interpessoal. Mas há o perigo das atitudes desumanas quando a forma de agir não estiver pautada nos ensinamentos do Evangelho. A Palavra de Deus, quando colocada em prática com toda sua dimensão, facilita atitudes de respeito e convivência fraterna.

    Não é fácil conhecer bem a vontade divina, porque nela existe uma sabedoria onipotente e inacessível. O ser humano é constituído de fraquezas e incapaz para conhecer com profundidade as riquezas da divindade. Necessita do dom da sabedoria que é dado pelo próprio Deus através do Espírito Santo. A mente humana deve acolher esse dom e deixar Deus agir no seu interior.

    A mudança de vida é um gesto de grandeza e de superação de diferenças. O apóstolo Paulo, dentro da prisão, encontra o escravo Onésimo e o converte a Jesus Cristo. Depois escreve uma carta ao amigo Filêmon falando da real transformação ocorrida na vida de Onésimo e que o acolhesse novamente em sua casa, não mais como empregado ou escravo, mas como um irmão (Fm 9-17).

    Não é tão fácil um bom relacionamento entre as pessoas, porque com facilidade são construídas barreiras que as distanciam umas das outras. Somente o evangelho é capaz de derrubar esses muros de separação e reconstruir a amizade e a boa convivência numa comunidade. Apoiados na Palavra de Deus e no processo de conversão, os inimigos podem voltar a viver como irmãos.

    Quem quer realmente ter intimidade com Jesus Cristo e fazer um caminho de fraternidade na comunidade terá que fazer rupturas, ser capaz de enfrentar conflitos e pagar um custo bem alto. Dizemos da sabedoria com um verdadeiro itinerário de humildade, de desprendimento e conformidade da vida com os ensinamentos do Senhor. Ter consciência de que o caminho escolhido é o melhor.

    Superar diferenças significa entender que o bem encontra barreiras em relação ao mal. Tanto um como o outro tem uma força gigante de destruição e de construção de muros, derrubando o sentido da fraternidade comunitária. A saída é saber viver de forma transparente e corajosa o projeto deixado por Jesus, superando todo tipo de escravidão, construindo novo modo de viver nos dias de hoje.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    15 + três =