Sabia que Santo Antônio também é invocado por quem quer encontrar objetos perdidos?

Não é apenas São Longuinho que desempenha essa “função”

Muitos católicos costumam pedir a intercessão de Santo Antônio de Pádua para encontrar um objeto perdido. O motivo dessa tradição tem a ver com um livro que o santo perdeu durante a sua vida. A gente conta esta história!Quando estava em um mosteiro franciscano em Montpellier, Santo Antônio lecionava e pregava para seus companheiros. Ele sempre trazia consigo um livro de Salmos que continha anotações e comentários que ele usava para ensinar teologia a seus alunos.

Isso foi durante o século XIII, quando quase não existiam livros e os poucos que havia eram de difícil acesso. Seria muito difícil – ou mesmo impossível- para Santo Antônio substituir o livro se algum dia ele o perdesse.

Acontece que um de seus alunos decidiu deixar a comunidade franciscana e, quando partiu, levou – talvez sem querer – o livro de Santo Antônio, que ficou profundamente angustiado, sem saber o que faria sem o livro. Ele não tinha ideia de onde esse jovem tinha ido e era quase impossível localizá-lo.

Santo Antônio, então, rezou para que o rapaz devolvesse o livro. Algum tempo depois, o jovem voltou ao mosteiro e trouxe o livro de volta, pedindo perdão. Ele também retornou aos franciscanos e Santo Antônio perdoou o noviço, exortando-o a nunca fazer algo assim novamente.

Esse mesmo livro é preservado no mosteiro franciscano de Bolonha, na Itália.

Após a morte de Santo Antônio, essa história se tornou uma “lenda” e se espalhou mundo afora. Ele, então, se tornou conhecido como um poderoso intercessor para coisas perdidas e sua reputação só cresceu com o passar dos anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

quatro × 4 =