Esta foi a primeira vez que um Papa se reuniu com criadores de conteúdo para esta plataforma de vídeos. No blog oficial do YouTube pode ler-se que os jovens presentes na reunião são oriundos de dez países diferentes e juntos somam mais de 27 milhões de subscritores.
O encontro, realizado domingo (29), fez parte da agenda do Congresso Mundial Scholas, que se realizou no Vaticano, entre os dias 27 e 29 de maio. Da reunião saiu o compromisso de cada um dos jovens produzir pequenos “clips” refletindo aquilo que aprenderam no encontro.
Rafael Procópio
Rafael Procópio
Entre os criadores do YouTube estava o professor de matemática carioca Rafael Procópio, do canal Matemática Rio. Nos vídeos, além da dar dicas da matéria para quem vai fazer o Enem, ele desmistifica a matemática com conceitos fáceis de serem capturados e contextos nas quais alunos (de qualquer idade) podem se identificar.
De acordo com o Google, durante a conversa com o Papa, os criadores levantaram temas que sobre os quais se posicionam como modelos para seus milhares de seguidores, incluindo direitos dos imigrantes, igualdade de gênero, solidão e auto-estima, e um maior respeito pela diversidade de todos os tipos. Isso tem muito a ver com o trabalho do prof. Procópio, que é professor da rede municipal do Rio.
“Queremos continuar a capacitar as pessoas para vir para o YouTube para contar histórias e desenvolver conexões que incentivam a empatia e compreensão entre as diversas comunidades”, escreveu Juniper Downs, responsável pela diplomacia na Google.
O Papa Francisco é ativo nas redes sociais, com contas no Twitter, Instagram. O Vaticano tem uma conta oficial no YouTube com quase 150 mil seguidores.
Por Youtube Blog com informações do Prof. Rafael Procopio
Fonte: Jovens Conectados