O projeto Superação, vinculado ao Movimento Regnum Christi, realizou sua sétima intervenção no município de Silva Jardim, no Rio de Janeiro, entre os dias 25 e 26 de julho. Os 24 voluntários uniram forças ao longo de dois dias para transformar a capela de São Francisco de Assis e agora comemoram o sucesso de mais uma ação.
O grupo foi recebido pelo Padre Humberto e a comunidade do bairro de Cambucaes, que recepcionaram, com um acolhimento especial, a todos os voluntários. Os moradores da região ofereceram refeições e lanches, além de literalmente colocarem a mão na massa junto com os “superators”, como são conhecidos os participantes do projeto.
Marcella Alvarenga, uma das moradoras do local e que também apoiou durante a ação, notou que a força de vontade dos voluntários fez a diferença e inspirou quem estava por perto, como sua filha Lara e o sobrinho Pedro. “A vontade e entusiasmo de cada um transformou nossa comunidade e nos mostrou que não é preciso ser profissionais de pintura ou reformas para atingir resultados tão bonitos. A vontade de ajudar o próximo e uma ferramenta na mão foram o suficiente para motivar toda comunidade”, conta.
Dificuldades
No entanto, o trabalho não foi simples e as adversidades, como o número reduzido de voluntários em relação a ações anteriores e o clima, apareceram ao longo do final de semana. Mesmo com as dificuldades apresentadas, todos os voluntários mantiveram-se focados e não desanimaram. A caloura Flávia Leonardo conta que essa determinação foi o que mais chamou sua atenção. “A união, a receptividade e o comprometimento de todos foram determinantes para que eu em nenhum momento pensasse em desistir, nem quando nos defrontamos com as maiores adversidades, como o tempo, a chuva e o frio”, destacou.
Aline Paggy, coordenadora geral do projeto, destaca a capacidade de superação de todos. “Às vezes eu esqueço a força que cada Superator tem. Os 24 trabalharam por 50 e ficou tudo lindo, melhor do que eu esperava e mais uma vez o pessoal se superou, por mais redundante que isso possa parecer”, comemora.
Ao final, a capela de São Francisco de Assis, a comunidade de Cambucaes e os 24 Superators estavam restaurados e superados. E para finalizar, os voluntários ainda se surpreenderam com a notícia de que a capela completa 50 anos em 2015. A reforma foi um presente para o local e esta ação um presente emocionante para os voluntários.
Sobre o Superação
O Superação é um projeto da ONG Sonhar Acordado no qual jovens se reúnem para transformar capelas, centros sociais, creches e espaços públicos de comunidades carentes. O objetivo é gerar desenvolvimento sustentável no local, de forma que, após um período, a própria comunidade tenha iniciativas de transformação no lugar. O projeto está presente no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Campinas e São José dos Campos.
Fonte: Rádio Vaticano