Às vezes é difícil pensar em santos e anjos quando a nossa vida na terra pode parecer solitária e isolada, especialmente se nos esforçamos para ser bons cristãos e parece que todos na nossa comunidade local estão a trabalhar contra nós.
É justamente nesses momentos que precisamos nos lembrar de que não estamos sozinhos.
fãs celestiais
São Francisco de Sales comenta esta realidade na sua Introdução à Vida Devota , convidando os seus leitores a imaginar uma cena celestial, centrando-se primeiro em como Jesus e a sua Mãe Santíssima estão ali, convidando-nos a escolher o Céu:
“Considere que Jesus Cristo, entronizado no Céu, olha para você com um amoroso convite: ‘Ó amados, venham a Mim e alegrem-se para sempre na bem-aventurança eterna do Meu Amor!’
Contemple com ternura materna Sua mãe que deseja você: ‘Coragem, meu filho, não despreze a Bondade de meu Filho, nem minhas fervorosas orações pela sua salvação’”.
Imagine os santos
Depois nos convida a imaginar todos os santos nos encorajando:
“Contempla os santos, que te deixaram o seu exemplo, os milhões de almas santas que te perseguem, desejando ardentemente que um dia você se junte a eles para sempre em seu cântico de louvor, exortando-te que o caminho para o céu não é tão difícil de encontrar como o mundo quer que você acredite. ‘Vá em frente com coragem, querido amigo’, eles gritam ‘Quem medita bem no caminho pelo qual chegamos até aqui, descobrirá que chegamos a essas delícias atuais com alegrias mais doces do que aquelas que conhecemos. . este mundo pode dar’.
Todos no Céu nos encorajam, porque querem que partilhemos a sua alegria.
Podemos não ser capazes de vê-los com os nossos olhos físicos, mas se estivermos abertos à sua presença espiritual, poderemos sentir a paz que eles trazem.
Pense no exemplo daqueles que estão no céu
São Francisco de Sales termina a sua meditação com as seguintes palavras:
“Pense com amor no exemplo que a Santíssima Virgem e os santos lhe deram, e esforce-se para segui-los. Renda-se ao seu Anjo da Guarda, para ser seu guia, e mais uma vez arme-se de coragem para fazer esta escolha.”
Podemos sentir-nos sozinhos, mas não estamos, e milhões de santos esperam-nos no Céu, esperando e rezando para que tomemos as decisões certas na terra.