O Angelus é uma oração muito antiga que é rezada diariamente, com exceção do tempo da Páscoa, quando é recitado o Regina Coeli . Nele é saudada a Bem-Aventurada Virgem Maria, resumindo o mistério da Encarnação.
A origem do Angelus
O diretório franciscano observa que a oração tem origem na Ordem, comentando o seguinte:
“Pelo que se sabe, foi Irmão Bento de Arezzo quem, por volta do ano de 1250, introduziu o Angelus no convento de Arezzo, fazendo a antífona ser cantada ou recitada ao entardecer . sinos. O Capítulo Geral realizado em Assis em 1269, e presidido por São Boaventura, estabeleceu que os irmãos exortassem o povo a saudar a Virgem com as palavras do Anjo quando o sino das Completas tocasse mais tarde, já no século XIV; a execução e a oração do Angelus foram introduzidas pela manhã e depois também ao meio-dia.”
Também São João Paulo II diria em sua obra Dom e Mistério que:
“Compreendi então porque a Igreja reza o Angelus três vezes ao dia. Compreendi quão cruciais são as palavras desta oração: ‘O Anjo do Senhor anunciou a Maria. E Ela concebeu pelo Espírito Santo… Eis a escrava de o Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra… E o Verbo se fez carne e habitou entre nós…’ Estas são palavras verdadeiramente decisivas!”
Na verdade, o Angelus é rezado às 6h da manhã, às 12h do dia e às 6h da tarde. A oração é muito simples, como observamos abaixo:
G. O anjo do Senhor anunciou a Maria.
R. E ela concebeu pela obra e graça do Espírito Santo.
Deus te salve, Maria…
G. Eis a serva do Senhor.
R. Faça-se em mim segundo a tua palavra.
Deus te salve, Maria…
G. E a Palavra de Deus se fez carne.
R. E ele viveu entre nós.
Deus te salve, Maria…
G. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
R. Para que sejamos dignos de cumprir as promessas e graças de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Oremos: Infunde, Senhor, em nossas almas a tua graça, para que nós que conhecemos, pelo anúncio do Anjo, a Encarnação do teu Filho Jesus Cristo, cheguemos, pelos Méritos da Sua Paixão e da Sua Cruz. , a glória da Ressurreição. Através de Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo… (três vezes)