Você nunca imaginaria que estes são 7 sintomas de depressão

    “A depressão é uma doença, como outra doença qualquer, que se caracteriza por uma tristeza profunda e duradoura, além de outros sintomas e que dispõe hoje de tratamentos modernos para alívio do sofrimento que acarreta. A depressão é uma doença bastante comum. Ela se manifesta mais frequentemente no adulto, embora possa ocorrer em qualquer faixa de idade, da criança ao idoso. É mais frequente nas mulheres do que nos homens”.

    Prof. Dr. Mario Rodrigues Louzã Neto, psiquiatra e psicanalista, médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Pós-graduação (Doutoramento) na Clínica Psiquiátrica da Universidade de Würzburg, Alemanha e com formação em Psicanálise pelo Instituto de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo.

    A depressão é um estado complexo que se manifesta de uma maneira diferente em cada pessoa. Embora existam alguns padrões básicos, também há alguns sintomas de depressão que geralmente passam despercebidos. É importante conhecê-los e saber reconhecê-los.

    A mente de cada ser humano tem uma complexidade enorme. Por isso, qualquer modelo sobre o tema não é suficiente.

    A depressão tem diferentes formas de se manifestar, intensidades distintas e dinâmicas diversas. Nem toda pessoa que deixa cair uma lágrima está com depressão, nem toda pessoa que sorri com frequência está feliz.

    Há alguns sintomas de depressão que costumam passar despercebidos. Isso não significa que quem os sente necessariamente esteja deprimido. Simplesmente, são indícios que sugerem a existência desse problema, mas que devem ser avaliados em conjunto e dentro do contexto. Vamos ver sete deles.

    1. Incômodos físicos não relacionados com uma doença

    Têm a ver com dores musculares que aparecem de repente sem um motivo específico: enxaquecas, indigestões frequentes, tonturas súbitas e sensações de mal-estar desse tipo. Você vai ao médico e não encontra nada anormal no seu corpo, mas os incômodos não param de aparecer.

    1. Cancelar e postergar encontros com os demais

    De repente, você olha para trás e percebe que há algum tempo você vem adiando todo tipo de atividades sociais. Talvez você sinta que está ocupado demais ou simplesmente que não tem vontade de sair. A verdade é que seus encontros com os outros diminuem sem que você tenha se proposto explicitamente a isso. Na verdade, você não sente que está se isolando dos demais, mas que está muito cansado para sair ou, simplesmente, que há outras coisas que chamam a sua atenção.

    1. Movimentar-se devagar

    Este é um desses sintomas de depressão que costuma passar despercebido. O cérebro de uma pessoa deprimida funciona de maneira diferente do cérebro de uma pessoa que está serena ou feliz. Isso acaba incidindo sobre a motricidade e faz com que os movimentos se tornem mais lentos. Às vezes, é como se a pessoa estivesse se movendo em câmera lenta. Ela também demora um pouco mais para reagir aos estímulos externos. Quando conversa, é como se estivesse meditando sobre o que a outra pessoa falou antes de responder.

    1. Surtos de dermatite atópica

    A ciência ainda não estabeleceu claramente qual é a relação entre a dermatite atópica e a depressão. No entanto, um estudo realizado na Universidade de Wisconsin-EUA, determinou que este problema costuma aparecer em pessoas deprimidas. A dermatite atópica se caracteriza pelo aparecimento de eczemas na pele que causam coceira e dor. Ainda não se sabe com exatidão o que causa esse problema. Apesar disso, costuma estar associado com o humor das pessoas.

    1. Assistir muita televisão, um dos sintomas de depressão

    Assistir muita televisão, passar muito tempo em frente ao computador ou, ainda, com os olhos colados no celular podem ser sintomas de depressão. Em suma, a pessoa acaba desenvolvendo uma relação constante e mais ou menos obsessiva com uma tela. Isso também é uma maneira de se isolar. As pessoas que assistem muita televisão com frequência desejam “não pensar”. Elas pretendem se distrair ou se afastar da realidade. Quando uma pessoa passa muito tempo em frente a uma tela, ela pode se tornar alguém muito egocêntrico, alguém que não se conecta com o seu entorno.

    1. Não sentir desejo sexual

    Quando há falta de desejo sexual e isso se prolonga por um bom tempo, é possível pensar que uma depressão está se desenvolvendo. Esse dado deve ser analisado com cuidado. Uma coisa não implica automaticamente a outra. O fator a se levar em consideração é o nível normal, ou habitual, do desejo sexual. Se estiver abaixo desse padrão e se mantiver assim, está acontecendo alguma coisa. Para as pessoas deprimidas, costuma ser muito difícil adotar atitudes e comportamentos eróticos. A beleza do prazer sexual está na origem de muitas e benéficas motivações.

    1. Cometer erros com frequência

    Quando há depressão, a mente trabalha mais lentamente. Também é muito comum que haja dificuldade para se concentrar ou para ordenar ideias e planejar atividades. Por isso, as pessoas deprimidas cometem muitos pequenos erros no dia a dia. Esses erros estão relacionados com esquecimentos, confusões em relação a assuntos simples, que incluem distrações e dificuldade para aprender, entre outros. É como se a pessoa não conseguisse estar totalmente presente no aqui e agora.

    Tratamento

    O tratamento da depressão se faz atualmente com a combinação dos medicamento antidepressivo com a psicoterapia. Esses medicamentos permitem uma recuperação gradual da depressão (em geral em algumas semanas) além de proteger a pessoa de novas crises depressivas. A abordagem psicoterápica concomitante ao uso de medicamentos permite que o tratamento de depressão seja mais efetivo. A razão para a utilização das duas formas de tratamento está na sua complementaridade, afirma o Dr. Mario Rodrigues Louzã Neto.

    Conclusão

    Todos esses sintomas de depressão não costumam ser muito perceptíveis para quem os apresenta, nem para as pessoas que fazem parte de seu dia a dia. Mas se aparecerem, especialmente em muita quantidade e simultaneamente, talvez seja o momento de fazer uma pausa e observar o que está acontecendo. Para diagnosticar uma pessoa com depressão, os seguintes critérios diagnósticos devem ser cumpridos, segundo estabelece o DSM-IV (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais).

    Quem sofre com os tais sintomas, deve procurar ajuda de um profissional da saúde mental. Viver bem é viver com qualidade de vida, ou seja, saúde física, psicológica e mental.

    Dr. A. Inácio José do Vale

    Psicanalista Clínico, Ph.D.

    Trabalha Clinicando na Comunidade de Ação Pastoral-CAP

    Professor de Pós-Graduação na Faculdade Norte do Paraná

    Membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise Contemporânea

    Fontes:

    https://amenteemaravilhosa.com.br/7-sintomas-de-depressao/

    http://www.saudemental.net/depressao.htm

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here