Vocação à vida religiosa e consagrada

    No terceiro domingo do mês de agosto, solenidade transferida da Assunção de Maria, recordamos a vocação à vida religiosa e consagrada, seguindo a perspectiva do mês vocacional. No primeiro domingo, recordamos a vocação ao ministério ordenado; no segundo domingo, a vocação à paternidade, ao matrimônio e à família; no quarto domingo ae do ministério e serviços do leigo e, no último domingo de agosto, recordaremos a vocação do catequista.

    Temos que elevar as nossas preces e rezar para que muitos jovens possam responder com alegria ao chamado de Deus. Infelizmente, segundo algumas estatísticas, tem tido uma queda no número das vocações religiosas. Temos que rezar pedindo a Deus que envie operários para a sua messe e fazer uma campanha em nossas paróquias, por meio da pastoral vocacional, para que os jovens se interessem pela vida religiosa.

    Essa celebração normalmente ocorre no domingo da Solenidade de Nossa Senhora da Assunção, pois todo aquele que consagra a sua vida a Deus, deve se consagrar por completo e dar o seu sim diariamente, da mesma forma que Nossa Senhora fez em sua vida.

    Aquele que opta pela vida religiosa tem que descobrir com qual carisma se identifica, pois existem diversas congregações religiosas com diversos carismas. O jovem irá descobrir qual carisma se identifica por meio da vida de oração. Após descobrir o seu carisma, deve procurar o pároco, que o encaminhará para a congregação religiosa. Existem diversas congregações com os seus carismas específicos. Sempre é preciso tomar a decisão certa.

    A vida religiosa dá ânimo à Igreja e a vida religiosa é um elemento decisivo para a missão da Igreja. A vida religiosa está presente nos mais diversos campos de atuação da Igreja e da sociedade. Viver a vida religiosa é se tornar mais completo, levando a luz que vem de Deus para quem mais precisa. Levar a palavra de Deus para os mais pobres e infelizes e para os membros da comunidade paroquial. Portanto, a vocação religiosa é uma maneira de tornar o mundo melhor.

    Os jovens que são chamados a abraçar a vocação à vida religiosa são convidados a buscar a felicidade e não a infelicidade. Quem abraça a vida religiosa alcança uma vida de alegria e felicidade. Os religiosos e consagrados são enviados ao mundo para contagiar os outros, demonstrando a alegria em servir. O consagrado ou consagrada é chamado a viver as bem-aventuranças e incentivar as outras pessoas para que também a vivam.

    O Papa Francisco diz que a vida religiosa é o “grande tesouro da Igreja”. Ele sente a necessidade de que os jovens têm que se fazer mais presentes na Igreja, contribuindo com a missão de estar sempre mais rejuvenescendo a Igreja. Essa é uma missão que exige um empenho de todos. Aqueles que são chamados nos dias de hoje a abraçarem a vida religiosa tem que se adequar ao tempo que vivemos e buscar as novas formas de evangelização. A nossa evangelização precisa chegar a todos, crianças, jovens, adultos e idosos.

    Os religiosos vivem em comunidade, junto com outros religiosos, e ali aprendem a ouvir e a servir aos irmãos. Os religiosos convivem com os demais irmãos, por isso, quem é chamado a abraçar a vida religiosa tem que saber conviver em comunidade. Claro que os eremitas têm uma vocação muito especial.

    Aqueles que optam pela vida religiosa professam os votos de pobreza, castidade e obediência. Ao professarem esses votos, buscam cada vez mais se configurarem a Cristo. Os religiosos professam esses votos para melhor servir aos irmãos e, com isso estão inseridos na vida do povo de Deus.

    Demos graças a Deus pela presença dos religiosos e consagrados em nossa Arquidiocese e comunidade, que eles continuem animando o povo de Deus a seguir adiante edificando o Reino de Deus. Rezemos, ainda, para que muitos jovens sintam no coração o chamado de Deus e queiram entregar a sua vida totalmente a Ele.

    Neste domingo dedicado à vocação religiosa e consagrada, também celebramos Nossa Senhora da Assunção. Que a exemplo da Virgem Maria, os consagrados renovem a cada dia o seu sim a Deus e possam transmitir o Espírito Santo aos que encontrarem. E, ainda, que o Espírito Santo suscite no coração de muitos jovens o desejo de abraçar a vida religiosa e consagrada. Amém.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here