Vida e obra do Papa Paulo VI inspiram nova disciplina em universidade italiana

A Livre Universidade Maria Santíssima Assunta apresentou, na última semana, uma disciplina inteiramente dedicado ao Papa Paulo VI, que tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre uma figura histórica da Igreja Católica do século XX.

O Reitor Giuseppe Dalla Torre adianta que a nova cadeira irá incluir aspetos pouco conhecidos da vida de Giovanni Battista Montini, que assumiu o lugar mais alto da hierarquia católica em 1963, sucedendo a João XXIII.

Para além de ter presidido a grande parte das orientações apostólicas saídas do Concílio Vaticano II, que em outubro assinala 50 anos, ou de ter escrito a encíclica Humanae vitae, um marco da doutrina da Igreja em questões como o aborto e a regulação da natalidade, Paulo VI foi responsável por uma enorme atividade sociocaritativa e humana durante a Segunda Guerra Mundial, realça o professor.

Pretende-se não só aprofundar essa página da História como fornecer um conjunto de elementos válidos de reflexão, salienta Dalla Torre.

Alunos e investigadores vão ter oportunidade de conhecer o trabalho que Giovanni Battista Montini, ainda como Secretário de Estado do Vaticano, ao serviço de Pio XII, fez durante o conflito de 1940-1945.

Através da criação de uma Comissão de Socorros, o (na altura) futuro Papa prestou auxilio humanitário a inúmeros prisioneiros judeus e refugiados políticos escondidos em conventos e instituições religiosas.

Ao mesmo tempo, assumiu o cargo de assistente eclesiástico na Federação Universitária Católica Italiana e a formação religiosa, civil e social de jovens e adultos, apesar da ideologia fascista e totalitária que marcava a sociedade italiana.

O prefeito emérito da Congregação para os Bispos, Dom Giovanni Battista Re, saudou a iniciativa da Universidade, que faz juz à trajetória de um homem que, ao longo da sua vida (1897-1978) e do seu pontificado de 15 anos, nunca abrandou o ritmo com a passagem do tempo, ao contrário, se tornou mais forte.

Giovanni Montini foi uma das grandes personagens do século XX, sublinhou o cardeal italiano, recordando ainda que Paulo VI foi o primeiro Papa a andar de avião, o primeiro a reatar relações com a Palestina e a abolir a corte pontifícia, dando um estilo de vida mais simples à Casa Pontifícia.

Fonte: Rádio Vaticano
Local: Cidade do Vaticano