Via Sacra

    Nós Vos adoramos e Vos bendizemos, Senhor Jesus!

    Porque pela Vossa santa Cruz remistes o mundo!

     A Via-Sacra é uma prática realizada desde muito tempo por todos os católicos. A Via Sacra consiste em recordar o caminho que Jesus percorreu com a cruz as costas rumo à paixão, morte e posterior ressurreição. A Via Sacra é meditada sobretudo agora no período quaresmal, normalmente nas Sextas-Feiras na parte da tarde ou antes da missa. Algumas paróquias também têm o costume de realizar a Via-Sacra nas Quartas-Feiras.

    A Via Sacra é uma prática penitencial e nos ajuda a rezar ao longo desse tempo quaresmal. Ao longo do tempo quaresmal somos chamados a intensificar três práticas espirituais: Oração, Jejum e caridade. A Via Sacra é uma oportunidade de intensificarmos nossa vida de oração. O tempo quaresmal é marcado pelo convite a penitência, e uma das formas de realizarmos a penitência é rezando mais, a partir da Via Sacra.  Outra oração que podemos realizar ao longo desse tempo é o terço, além de participar mais das missas e meditar a Palavra de Deus diariamente.

    Durante as cinco semanas da Quaresma a Via-Sacra pode ser rezada dentro da Igreja, fazendo uma pequena procissão interna. Mas temos muitos grupos que fazem pelas ruas. Deve ser acompanhada de uma cruz e duas velas. A Via Sacra é constituída de quatorze estações, iniciando com a condenação e prisão de Jesus, culminando com sua morte. Na Via Sacra é meditado o mistério central da nossa fé, que é a Paixão, morte e posterior ressurreição de Jesus.

    Não esqueçamos de elevar a Deus no dia de hoje uma prece pela paz na terra santa, um local Sagrado escolhido por Deus e que Nosso Senhor viveu tão marcado pelas guerras nos dias de hoje. Ainda, elevemos uma prece a Deus pela paz não somente na Terra Santa, mas no mundo inteiro. Infelizmente, muitos cristãos não podem mais fazer esse caminho sacro relembrando os passos de Jesus por causa da guerra entre Israel X Hamas.

     A Santa Sé permitiu que as paróquias fizessem pinturas e colocassem quadros retratando as cenas que se deram no caminho de Jesus rumo ao calvário. Normalmente sob as estações da Via-Sacra existem cruzes para, piedosamente, os fiéis participarem desse momento de oração. Sendo possível, seria bom o sacerdote participar junto com os fiéis desse momento, com estola roxa e proferindo algumas palavras próprias para esse momento.

    O caminho da Via-Crucis também pode ser acompanhado de cânticos para ajudar a rezar nesse momento entre uma estação e outra. Como o Stabat mater, em língua portuguesa, talvez o hino A morrer crucificado seja o mais conhecido para essa finalidade. Por isso, entre uma estação e outra, acrescenta-se versos desses cânticos. É recomendável também rezar um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória ao Pai após cada estação.

    A Igreja concede indulgência plenária para aquele fiel que participar piedosamente da Via Sacra. A indulgência plenária é perdão de todos os pecados, mas é claro que o fiel tem de estar em estado de graça, ou seja, com a confissão em dia, e rezar pelo, pela Igreja e visitar os doentes e cemitério. Essa indulgência pode ser concedida ao longo de todo o ano, sempre que rezar a Via Sacra, independente de estar no período quaresmal, pois podemos rezar a Via Sacra o ano inteiro e não apenas no período quaresmal. A Via Sacra nos enriquece espiritualmente, além de obtermos muitas graças através da oração.

    O Papa Bento XVI dizia que rezar a Via Sacra era entrar em profunda comunhão espiritual com Jesus. Os padres da Igreja diziam que a Via Sacra era recordar o caminho que Nosso Senhor fez até o Calvário. Ao levar a Cruz Jesus carregava os pecados e sofrimentos de toda a humanidade. Os Textos da Via Sacra têm um caráter meditativo e contemplativo, ou seja, não podemos rezar de maneira rápida ou somente ler as estações, mas parar em cada uma e pensar naquela cena de sofrimento de Jesus.

    Não deixemos de rezar a Via Sacra e cultivemos essa espiritualidade em nosso coração e em nossa família. Percorramos com Jesus esse caminho até ao calvário, contemplemos com o olhar do coração cada estação, e entreguemos na Cruz os nossos pecados, e que ressuscitemos para uma vida nova na Páscoa. Segue abaixo a oração a Jesus crucificado para nos ajudar em nossa espiritualidade quaresmal e podemos rezar antes da Via Sacra:

    Eis-me aqui, ó meu bom e dulcíssimo Jesus! Humildemente prostrado de joelhos em vossa presença, peço e suplico-vos, com todo o fervor de minha alma, que vos digneis gravar em meu coração os mais vivos sentimentos de fé, esperança e caridade, de verdadeiro arrependimento de meus pecados, e um firme propósito de emendar-me, enquanto vou considerando, com vivo afeto e dor, as vossas cinco chagas, tendo presentes as palavras que já o profeta Davi punha em vossa boca, ó bom Jesus: “Transpassaram minhas mãos e os meus pés e contaram todos os meus ossos” (Sl 21, 17).

    Rezemos piedosamente, na Semana Santa, e durante o ano a Via Sacra: ela nos coloca em maior intimidade com Jesus e com a sua missão de salvação! Nossa Senhora das Dores, rogai por nós!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here