Vaticano publica vídeo inédito de 50 anos atrás

Imagens gravadas há mais de cinquenta anos dos momentos da Assembleia Conciliar do Vaticano II estão sendo divulgadas pela Filmoteca Vaticana no site www.intermirifica50.va.

O arquivo traz fotos e vídeos da promulgação do Decreto Inter Mirifica sobre os Meios de Comunicação Social, assinado pelo Papa Paulo VI em 4 de dezembro de 1963.

Pela primeira vez apareceu a definição Comunicação Social. Pela primeira vez um Concílio Ecumênico, falou-se de Comunicações Sociais e dos instrumentos fundamentais na missão da Igreja, capazes de chegar longe com facilidade, velocidade e fascínio. O Inter Mirifica reconhece assim a dimensão Kerigmatica das mídias: instrumentos de evangelização, úteis a difundirem a Boa Nova.

A página criada na Internet pelo Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, traduzida para cinco idiomas, celebra 50 anos do histórico documento e mostra as imagens em vídeo da aprovação do decreto. É possível conferir também fotos da sala conciliar e textos que contam a trajetória do Decreto.

A página em português traz um vídeo com a participação do arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), Dom Orani João Tempesta, que explica o Decreto Inter Mirifica e sua importância na vida da Igreja.

Sobre o Decreto

A delegada da Filmoteca Vaticana, Claudia Di Giovanni, explicou que o dia 4 de dezembro de 1963 marcou uma etapa fundamental nas relações entre a Igreja e os meios de comunicação: “A sessão pública do segundo período do Concílio Vaticano II foi fechada e o voto do Decreto sobre os meios de comunicação Social, Inter mirifica, foi feito”, disse Di Giovanni.

O Decreto foi aprovado com uma grande diferença de votos: 1960 a favor e 164 contra. Antes da votação final de 1963, o documento foi muito criticado porque se argumentava que não tivesse a dignidade de um documento conciliar. O texto inicial foi reduzido de 114 para 24 parágrafos, de Constituição passou a ser Decreto Conciliar.

 

Local: Cidade do Vaticano
Fonte: Rádio Vaticano