Lusaka (Agência Fides) – “A Igreja aqui ainda é jovem, mas certamente em crescimento. Que os seus esforços tragam frutos nas vocações e na proclamação eficaz do Evangelho. O Santo Padre está próximo a vocês e lhes garante que são uma parte essencial da Igreja de Deus. Vocês estão no coração da Igreja. Portanto, continuem a intensificar os seus esforços para promover o trabalho pastoral e a evangelização, exortando os jovens a buscarem os ideais evangélicos, formando-os a criar autênticas famílias cristãs fundadas no sacramento do matrimônio como instituição indissolúvel e permanente”. Esta foi a exortação do Card. Fernando Filoni na abertura do National Catholic Forum, que se realizou na tarde de 9 de novembro, em Lusaka.
No âmbito de sua visita pastoral à Zâmbia, o Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos interveio na abertura do Fórum que reúne Bispos, representantes das associações do clero, dos religiosos e dos leigos, para discutir sobre a vida e a missão da Igreja na Zâmbia nos 125 anos de evangelização.
“Através do impulso missionário do Espírito Santo – disse o Cardeal -, as sementes da fé foram trazidas aqui na Zâmbia pelos Padres Brancos e pelos Padres jesuítas. Com efeito, pequenas sementes já estavam presentes na cultura, nos costumes, de modo tal que hoje a fé entrou na vida de muitas pessoas… Vocês são realmente abençoados aqui com uma sociedade cristã. Todavia, eu os exorto a permanecerem vigilantes para não permitir que formas de sincretismo diluam a autêntica verdade de Jesus Cristo como é ensinada pela Igreja católica”.
A partir do momento que o Fórum analisará a situação pastoral do país, o Card. Filoni exortou a confiar a cada um e toda a obra de evangelização ao Senhor: “Esta confiança no Senhor é particularmente necessária à luz dos desafios que o seu amado país enfrenta neste momento: a escassa produção agrícola devido à seca, o desemprego e a consequente pobreza sentida por muitos, o terrível flagelo da Hiv/Aids, a malária e a luta para superar as divisões tribais. Não se desencorajem, porque o Senhor está com vocês a cada passo do caminho e continuará a procurá-los para fazer conhecer o Reino dos Céus na terra”.
Na manhã de quarta-feira, o Card. Filoni presidiu à celebração da Santa Missa na Catedral do Menino Jesus, em Lusaka. Na festa litúrgica da Dedicação da Basílica Lateranense, Catedral de Roma, o Prefeito do Dicastério Missionário concentrou a homilia em dois aspectos fundamentais: “Deus habita aqui no meio de nós, Deus habita em nós e nos enche com o seu Espírito de modo que podemos levá-lo a quem necessita”.
“Na pessoa de Jesus Cristo, Deus se fez homem e habitou no meio de nós. Em cada igreja católica em todo o mundo, Deus continua habitando conosco na Santíssima Eucaristia”, destacou o Cardeal, que em referência à primeira leitura do dia prosseguiu: “A presença de Deus em suas igrejas, através da Palavra e dos Sacramentos, refresca, dá vida e traz o grande fruto da alegria”. Ao voltar ao Pai, Jesus nos enviou o Espírito Santo não somente para habitar conosco, mas em nós, de modo que cada batizado se tornou o templo de Deus em que habita o Espírito, como recorda São Paulo. Mas o dom do Espírito deve ser compartilhado e levado aos outros.
“Esta missão teve início antes de tudo na família, em suas casas, onde se vivem a caridade e o perdão”, disse o Cardeal, auspiciando que as casas sejam sempre “uma escola de amor, de oração e de trabalho”, como a da Sagrada Família. “Deus se fez criança para estar próximo de nós e suscitar uma resposta de amor da nossa parte – exortou o Card. Filoni -. Com Cristo como verdadeiro e único fundamento, possa a grande obra de evangelização, que prossegue de modo eficaz aqui na Zâmbia há mais de 125 anos, continuar atraindo as pessoas desta grande terra ao amor e à misericórdia de Deus”.
Fonte: Agência Fides