A Santa Sé informou que foi aprovado o Documento Preparatório do Sínodo para a Amazônia, convocado pelo Papa Francisco e que tem como tema “A Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”.
A aprovação teve lugar ao final da primeira reunião do Conselho Pré-sinodal, presidido pelo Santo Padre, e realizado no Vaticano o 12 e 13 de abril.
O documento inclui um questionário final. A Santa Sé informou que “o texto se transmitirá sucessivamente às Conferências Episcopais interessadas e a outros organismos com direito a iniciar a consulta pré-sinodal”.
Do mesmo modo, indicou que na reunião do Conselho Pré-Sinodal se reiterou “a importância da Região Panamazônica para todo o planeta”.
“Em particular, os membros e peritos discutiram a situação pastoral do território e a necessidade de começar novos caminhos para uma inculturação eficaz do Evangelho entre as populações que a habitam, especialmente as indígenas”, assinalou.
Do mesmo modo, “em segundo lugar, refletiram sobre a crise ecológica que afeta a essa região e destacaram a necessidade de promover uma ecologia integral, em linha com a Encíclica Laudato Si”.
Ao final dos trabalhos, “o Santo Padre agradeceu aos membros do Conselho e a outros participantes por suas contribuições e o espírito de comunhão expresso durante a reunião”, informou o Vaticano.
Fonte: Acidigital