O Rosário é uma das orações devocionais mais populares na Igreja Católica e, quando aprendem a rezar o Rosário, muitos aprendem uma variedade de orações adicionais. Por exemplo, no final, a próxima oração é Salve, Rainha e Mãe. Muitos farão esta oração segurando a medalha que une a extensão do crucifixo à alça do rosário.
Além da Salve Rainha e Mãe, muitos católicos farão uma “oração final”.
Oração da Missa da Festa do Santo Rosário
Antes do Concílio Vaticano II, a oração de abertura da festa do Santíssimo Rosário , tradicionalmente chamada de oração de “coleta”, era a seguinte oração traduzida para o espanhol:
Ó Deus, cujo Filho unigênito, por sua vida, morte e ressurreição, comprou para nós as recompensas da salvação eterna; Concede-nos, pedimos-te, que meditando nestes mistérios do Santíssimo Rosário da Bem-Aventurada Virgem Maria, possamos imitar o que eles contêm e obter o que prometem. Através do próprio Cristo, nosso Senhor. Amém.
Se essas palavras soam familiares, é porque essa oração é frequentemente apresentada como a “oração final” do Rosário em muitos livretos e panfletos que descrevem como rezar o Rosário.
A oração resume perfeitamente um tema central do Rosário, no qual esperamos que, “meditando estes mistérios”, possamos “imitar o que eles contêm”.
Depois do Concílio
Após o Concílio Vaticano II, o feriado foi transferido para 7 de outubro e recebeu uma nova oração de abertura, que também pode soar familiar.
“Derrama, Senhor, nós te pedimos, a tua graça em nossos corações, para que nós, a quem a Encarnação de Cristo, teu Filho, foi revelada pela mensagem de um Anjo, possamos, por intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria , através da Sua Paixão e Cruz, seja levado à glória da sua Ressurreição que vive e reina convosco na unidade do Espírito Santo, e é Deus, para todo o sempre.
Para quem conhece a devoção do Angelus, a oração acima serve como oração final dessa devoção.
É fascinante a frequência com que a devoção popular e a Missa se unem e se beneficiam mutuamente.