Uma partida de futebol em honra ao Papa: forte mensagem de paz, diz Javier Zanetti

Uma partida inter-religiosa pela paz, pela integração religiosa e racial em honra ao Papa Francisco. A iniciativa foi apresentada na manhã desta segunda-feira na sede da nossa emissora (RV). Entre outros, participaram da coletiva de imprensa o oficial da Secretaria de Estado e cerimoniário pontifício, Mons. Guillermo Karcher; o ex-jogador Javier Zanetti; o jogador do Lácio Cristian Ledesma, e do Roma Juan Iturbe.

Na próxima segunda-feira, 1º de setembro, às 20h45 locais, Estádio Olímpico de Roma. Dois times ricos de campeões entrarão em campo, não um time contra o outro, mas juntos em favor da paz. Jogadores de várias nacionalidades aderem à iniciativa. A arrecadação será destinada ao projeto “Uma alternativa de vida”, promovido pela “Scholas Occurentes”, entidade educacional fortemente querida pelo Papa Francisco e pela associação “Pupi” fundada pelo ex-jogador argentino Javier Zanetti e sua esposa Paula.

Durante a coletiva Mons. Karcher apresentou aos presentes as felicitações do Papa Francisco:

“Esta manhã de segunda-feira, ao falar com o Santo Padre sobre este encontro com vocês, pediu-me para agradecer-lhes por terem aderido a essa iniciativa que quer ser uma ulterior aposta em favor da paz. Como se sabe, foi o próprio Papa Francisco quem lançou esta proposta: organizar uma partida inter-religiosa, uma partida amistosa entre jogadores de todos os times e de todas as religiões e confissões cristãs. “Scholas” (Scholas Ocurrentes) busca a construção de uma rede de intercâmbio de projetos educacionais e de valores para favorecer a cultura do encontro e a cultura da paz. Eis o motivo pelo qual o Papa quis que antes de toda e qualquer partida se plantasse, mesmo de modo simbólico, uma oliveira; como a que ele – quando era arcebispo de Buenos Aires no Ano Santo, no ano 2000 – plantou na Plaza de Mayo junto a sete mil alunos de várias escolas – estatais e não-estatais – e na presença de representantes de outras religiões.”

Ezequiel Lavezzi, Andrea Pirlo, Lionel Messi… São alguns dos jogadores que na próxima segunda-feira entrarão em campo por ocasião da partida em favor da paz, inspirada pelo Santo Padre e organizada por seu compatriota Javier Zanetti. Mas como nasceu essa idéia? Eis o que disse o próprio jogador argentino:

Javier Zanetti:- “Tive a possibilidade de encontrar o Papa Francisco, de forma privada, junto com a minha família. Falamos sobre muitas coisas, muitos temas e nasceu esta idéia: organizar essa partida, sobretudo, para oferecer uma mensagem forte de paz. Creio que a coisa que mais conta é que esta partida é justamente em favor da paz no mundo.”

RV: A paz é um valor fundamental num mundo muitas vezes abalado por várias guerras como na Ucrânia, no Oriente Médio, na Síria… Até onde pode chegar uma iniciativa desse tipo? Muito mais longe do que se possa imaginar, talvez…

Javier Zanetti:- “Esperamos que sim. É a primeira partida inter-religiosa. Esperamos que seja o ponto de partida para poder difundir mediante o esporte a mensagem que o Papa Francisco nos incumbiu de poder transmitir.”

RV: O esporte é, talvez, um instrumento ideal para falar de paz. Porém, talvez se precise de paz também no esporte: o futebol, em particular, vive momentos de tensão que deveriam ser superados…

Javier Zanetti:- “Sim, porque sempre se busca a polêmica, ao invés de apreciar uma partida de futebol ou de qualquer outro esporte. Então, é necessário deixar as polêmicas de lado, que não levam a nada, e dedicar-se somente a desfrutar aquilo que o esporte pode lhe dar e que é magnífico.”

RV: Quanto a fé foi importante em sua carreira?

Javier Zanetti:- “Muitíssimo. A fé me acompanha desde quando faço uso da “razão”. Faz parte da minha vida e a levo adiante com a minha família.”

RV: Para concluir, poderia dirigir uma saudação aos ouvintes da Rádio Vaticano?

Javier Zanetti:- “Uma grande saudação a todos, um forte abraço e obrigado por apoiarem esta iniciativa muito importante para todos.”

A partida será transmitida pela Rádio Vaticano.

Fonte: Rádio Vaticano
Local: Cidade do Vaticano