Tudo que você precisa é de amor

    “O amor é imprescindível para ser feliz”. “A felicidade é amor”, afirma o Dr. George Vaillant, renomado psiquiatra, psicólogo, psicanalista e pesquisador. 

    Em 1938, um estudo que durou nada menos que 75 anos examinou 724 homens de idades diferentes, desde a adolescência até a velhice, e coletaram dados variados de diferentes áreas de duas vidas justamente para responder a uma questão: como ser feliz? A conclusão foi inequívoca: o amor e as relações com as outras pessoas eram justamente as coisas mais importantes na vida e que proporcionam felicidade! O diretor de pesquisa, o psicólogo, psicanalista e renomado psiquiatra Dr. George Vaillant, disse que a felicidade é alcançada ao experimentar o amor e encontrar uma maneira de lidar com a vida que não prejudica a experiência do amor. Em outras palavras, você pode ter toda a saúde e riqueza no mundo, mas isso tudo não significa nada se a sua vida também não tem relacionamentos significativos baseados no amor.

    Quem é George Vaillant?

    George Vaillant, nasceu em Nova York, em 16 de junho de 1934, é um renomado psiquiatra americano e professor da Harvard Medical School e diretor de pesquisa do Departamento de Psiquiatria do Brigham and Women’s Hospital. Vaillant passou sua carreira de pesquisa mapeando o desenvolvimento adulto e o processo de recuperação da esquizofrenia, do vício em heroína, do alcoolismo e do transtorno de personalidade.

    Ele passou os últimos 35 anos como diretor do Estudo do Desenvolvimento de Adultos no Serviço de Saúde da Universidade de Harvard. O estudo mapeou prospectivamente a vida de 824 homens e mulheres por mais de 60 anos. Seus trabalhos publicados incluem Adaptação à Vida, 1977, A Sabedoria do Ego, 1993, e A História Natural do Alcoolismo – Revisitado, 1995. Seu resumo da vida de homens e mulheres da adolescência aos 80 anos, Aging Well, foi publicado por Little, Brown em 2002.

    Ele se formou em Harvard College e Harvard Medical School, fez sua residência psiquiátrica no Centro de Saúde Mental de Massachusetts e completou seu treinamento psicanalítico no Instituto Psicanalítico de Boston. Ele foi membro do Centro de Estudos Avançados em Ciências Comportamentais, é membro do Colégio Americano de Psiquiatras e foi palestrante e consultor convidado para seminários e workshops em todo o mundo.

    A sua área de pesquisa são: Adaptação psicológica; envelhecimento; alcoolismo; mecanismos de defesa; dependência de heroína; saúde mental; distúrbio de uso de opióides; transtorno de personalidade; transtornos de personalidade; esquizofrenia; espiritualidade. O Dr. Vaillant recebeu o Prêmio do Fundo de Fundações para Pesquisa em Psiquiatria da American Psychiatric Association, o Strecker Award do Institute of Pennsylvania Hospital, o Burlingame Award do The Institute for Living, e o Jellinek Award por pesquisa em alcoolismo. Mais recentemente, ele recebeu duas vezes prêmios de pesquisa da Sociedade Internacional de Psicogeriatria.

    O trabalho do Dr. George Vaillant, confirma a obra do seu colega o Dr. Sigmund Freud. Freud afirmava: “É preciso amar para não adoecer, estamos destinados a cair doentes se em consequência da frustração formos incapazes de amar”. “O que se precisa para ser feliz? Trabalho e amor”.

    Prof. Dr.  Inácio José do Vale, Psicanalista Clínico, PhD.

    Especialista em Psicologia Clínica pela Faculdade Dom Alberto-RS.

    Especialista em Psicologia da Saúde pela Faculdade de Administração, Ciências e Educação-MG.

    Doutorado em Psicanálise Clínica pela Escola de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise Contemporânea. Rio de Janeiro-RJ. Cadastrada na Organização das Nações Unidas – (ONU).

    Autor do livro Terapia Psicanalítica: Demolindo a Ansiedade, a Depressão e a Posse da Saúde Física e Psicológica

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here