São Sebastião, Missionário de comunhão e unidade
Lema: “Alegres na esperança, fortes na tribulação, perseverantes na oração, e enviados a missão”
Iniciaremos na quarta-feira, dia 7 de janeiro de 2026, mais uma Trezena de nosso padroeiro São Sebastião, a nossa missão popular de início de ano. Ela se estenderá até o dia 19 e, no dia 20 de janeiro, celebraremos a grande festa de nosso padroeiro, São Sebastião, o glorioso mártir, protetor contra a peste, a fome e a guerra. A Igreja sempre se prepara antes da festa ou solenidade de algum santo por meio da novena, da trezena ou do tríduo, de acordo com a importância daquele santo. Ao longo dos dias de preparação, os fiéis são convidados a preparar o coração e a vida para celebrar com alegria a festa desse santo.
Ao longo do período da novena, trezena ou tríduo, somos convidados a conhecer mais sobre a história de vida daquele santo, a nos aprofundarmos na espiritualidade que pautava a sua vida, a procurar imitar, de alguma forma, suas atitudes, a pedir a sua intercessão e, ainda, se possível, a nos aproximarmos do sacramento da Confissão. A novena, trezena ou tríduo pode acontecer por meio da missa ou de momentos de oração e se conclui com a celebração da festa do santo.
Em nossa Arquidiocese, temos a graça de celebrar o nosso padroeiro logo no início do ano e podemos pedir a sua intercessão por nós junto a Deus ao longo de todo o ano. Além de ser o padroeiro arquidiocesano, São Sebastião é padroeiro de nossa Catedral e da nossa cidade, cujo nome oficial é Município de São Sebastião do Rio de Janeiro, embora todos simplifiquem e a chamem apenas de Rio ou Rio de Janeiro.
Por isso, para nós, o mês de janeiro não é simplesmente um mês de férias, mas um tempo especial para juntos, na medida do possível, celebrarmos a trezena e a festa do nosso padroeiro. Podemos pedir a São Sebastião paz para as famílias, para a nossa cidade e para o mundo; pedir que, por sua intercessão, sejamos livres de toda peste ou doenças contagiosas; e, ainda, que sejamos corajosos como ele e anunciemos, sem nos cansar, o Evangelho.
Teremos uma programação intensa, como sempre, ao longo dos treze dias da trezena, visitando diversas casas, comunidades e morros, bem como igrejas, hospitais e órgãos públicos, culminando com a grande procissão e a celebração em nossa Catedral Metropolitana. Durante a trezena, pedimos, sobretudo, que São Sebastião abençoe a todos nós e interceda junto a Deus para que derrame a paz sobre esta cidade. Como todos sabem, nos primeiros dias eu estarei respondendo ao chamado do Papa Leão XIV para o primeiro consistório extraordinário de seu pontificado.
O tema da Trezena deste ano de 2026 é: “São Sebastião, missionário de comunhão e unidade”, e o lema é: “Alegres na esperança, fortes na tribulação, perseverantes na oração e enviados à missão”, que é também o lema de nosso jubileu arquidiocesano. Somos convidados a ser discípulos e missionários do Senhor desde o nosso Batismo e a anunciar a Palavra de Deus a todos. Somos chamados a pregar a comunhão e a unidade entre todos, pois o amor de Cristo nos une. E, conforme diz o lema desta trezena, precisamos ser fortes diante dos obstáculos e tribulações da vida; não podemos desistir da oração e, com confiança, pedir a graça ao Senhor, que nos envia em missão, que é o tema de nossa carta pastoral assinada e distribuída na 13ª Festa da Unidade. A própria trezena, realizada nas visitas às casas, hospitais, asilos, órgãos públicos e igrejas, é uma missão e alegra o coração de Deus. Por isso, sejamos missionários do Senhor, participando com fé e devoção da trezena.
Temos ainda outro motivo para nos alegrarmos ao longo desta trezena, que também nos inspira à oração. Encerrou-se, no último dia 28 de dezembro, o Ano Jubilar da Esperança, que teve início no Natal de 2024 e se concluiu na Festa da Sagrada Família. Com certeza, alcançamos muitas graças ao longo desse ano jubilar e nos aproximamos ainda mais da misericórdia do Senhor. Agora, estamos vivendo o Ano Jubilar Arquidiocesano, pois celebramos os 450 anos da criação da Prelazia caminhando para os 350 anos da Diocese do Rio de Janeiro e os 50 anos de nossa atual catedral. Esse ano jubilar teve início em julho do ano passado e se encerrará no dia 16 de novembro deste ano, quando celebraremos os 350 anos da elevação da Prelazia à condição de Diocese de São Sebastião do Rio de Janeiro junto com os 50 anos da Catedral atual.
Por isso, o lema desta trezena está em sintonia com o tema do nosso jubileu arquidiocesano. Meus irmãos, celebremos com fé e devoção esta trezena; procuremos participar das celebrações ou rezar com os vizinhos, amigos e familiares em casa; alegremo-nos por estarmos vivendo o nosso jubileu arquidiocesano e peçamos que as bênçãos de nosso padroeiro venham sobre nós.
São Sebastião, ao longo de sua vida, deu testemunho com a própria vida e, em nenhum momento, negou a fé em Jesus Cristo. Do mesmo modo, cada um de nós é chamado à missão. Cabe a nós dar o nosso “sim” a Deus e testemunhar, com a vida, a fé que professamos em Cristo. Sejamos testemunhas do Senhor em nossa casa, na comunidade, no trabalho e na escola. Que, ao longo desta trezena, possamos formar grupos de oração em nossas comunidades, bairros e entre os vizinhos, rezando a Trezena de São Sebastião e acompanhando a programação, participando, sempre que possível, onde ela estiver acontecendo.
Nos dias de hoje somos convidados a seguir os passos de São Sebastião e a ser mensageiros do Evangelho. Que possamos anunciar a Palavra e fortalecer a fé daqueles que estão doentes, acamados, encarcerados, daqueles que vivem em situação de rua. Enfim, somos chamados a anunciar o Evangelho em toda e qualquer situação. Sejamos profetas em nosso tempo, sal da terra e luz do mundo.
Neste ano, o dia 20 de janeiro cairá numa terça-feira. Essa data, tradicionalmente, é feriado municipal em nossa cidade, mas não apenas um feriado para descanso, e sim uma oportunidade de celebrar o nosso padroeiro. A festa de São Sebastião é também um momento para pedir a sua intercessão ao longo de todo o ano: pela vida, trabalho e missão der todos, pela paz em nossa cidade e no mundo. Sejamos ardorosos mensageiros do Evangelho, como foi São Sebastião, e façamos com que a Palavra de Deus seja difundida entre todas as famílias.
Participemos com alegria da Trezena de São Sebastião ao longo destes dias, confiantes de que ele continua intercedendo por nossas intenções. Sejamos discípulos e missionários ardorosos do Senhor e, com fé e coragem, anunciemos o Evangelho. Do mesmo modo que São Sebastião, também somos chamados por Deus e vocacionados à missão!


