Trezena de São Sebastião 2021

    Iniciamos a partir deste dia 07 de janeiro (esta quinta-feira) a Trezena de São Sebastião, que é uma oportunidade de reunir a família, a comunidade e os amigos para rezar, agradecer e pedir a proteção de excelso Padroeiro da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Com certeza trazemos em nosso coração muitos pedidos para serem feito a São Sebastião durante toda a trezena neste ano. Os fiéis são convidados a se inspirar pelo tema e pelos subtemas que serão refletidos a cada dia de peregrinação, tendo a coordenação de pastoral da Arquidiocese elaborado um roteiro para as celebrações nas comunidades, no intuito de que os fiéis se preparem para esse momento de oração e reflexão.

    O tema da Trezena de 2021 é: “São Sebastião, mensageiro da esperança”. São Sebastião trilhou o seu itinerário cristão pela via do martírio. Com isso, ele nos ajuda a entender que na nossa vida o que realmente vale é o viver para Cristo. Por isso, a esperança deve ser vivenciada pelos seguidores e devotos de São Sebastião. Por amor a Deus e à Igreja, São Sebastião imolou a sua vida e defendeu a fé cristã.

    Pedimos a São Sebastião o fim da pandemia da Covid-19, que logo seja liberada a vacinação para que sejamos imunizados, pedimos para que ele interceda por nós junto a Deus e conforte o coração de tantas famílias enlutadas porque perderam seus entes queridos devido a pandemia.

    Pedimos ainda a São Sebastião que olhe por nossa cidade do Rio de Janeiro, da qual ele é padroeiro, para que cesse a violência, que tenhamos menos inocentes mortos pela violência. Que todas as pessoas sejam respeitadas em sua dignidade de filhos de Deus e tenham acesso a saneamento básico, saúde, educação e emprego.

    Pedimos que São Sebastião olhe por aqueles que nos governam, que eles governem em prol do bem comum, principalmente das pessoas mais carentes e necessitados. Que apliquem devidamente as dotações orçamentárias em prol da saúde, educação, saneamento e emprego para a população.

    A Trezena de São Sebastião é uma maneira de unir a Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro em oração. Sempre foi um momento de missão popular, e neste ano, de um modo peculiar. Onde as comunidades, os morros, os bairros se unem num só desejo, que é o desejo da paz. E toda a cidade se une pela fé, clamando ao Santo padroeiro as mais copiosas bençãos de Deus.

    Durante a Trezena de São Sebastião a imagem do Santo Padroeiro percorria as comunidades, visitava a casa das pessoas, visitavas os doentes e acamados. Neste ano o faremos de modo virtual evitando aglomerações. É uma maneira de catequizar, rezar e sobretudo pedir a intercessão de São Sebastião por todos. Onde ele chega reina a paz, ele traz consigo a figura do Bom Pastor que cuida das suas ovelhas.

    Muitas vezes por ser um mês de férias e logo após as festas de final de ano, acabamos esquecendo de rezar ao nosso Padroeiro, só nos lembramos no dia dele. E, às vezes, ainda achamos que é um feriado normal, mas no dia de São Sebastião, além de termos uma oportunidade para descansarmos, devemos ir a missa seja em nossas comunidades ou na Catedral Metropolitana e pedir a intercessão de São Sebastião por todos nós e por nossa cidade. As missas serão multiplicadas para que todos possam participar evitando aglomerações.

    Mas podemos fazer o esforço e nos reunirmos em família ou em nossas comunidades para fazermos a Trezena de São Sebastião. Está no site da arquidiocese o texto da trezena e o horário da mesma que poderá ser acompanhada pelo Sistema de Comunicação da Arquidiocese. Além de só rezarmos é um momento para nos encontrarmos e partilharmos juntos a Palavra de Deus e as dores e alegrias da vida diária. Cada vicariato providenciará gênero alimentício não perecível para distribuição aos pobres como sempre acontecia na procissão do dia 20. Que a benção de São Sebastião por meio da Trezena que realizaremos chegue a todos os lares e nos traga a paz.

    A Trezena de São Sebastião é um momento de unidade, ou seja, nos unirmos enquanto Arquidiocese em oração e unirmos o nosso coração num único desejo, que é o desejo da paz. E o momento em que a imagem do nosso Santo Padroeiro percorre as nossas comunidades é um momento único, que marca o coração de todos os fiéis. Estaremos em todos os vicariatos em uma das Igrejas quando nos encontraremos com os representantes das igrejas e locais costumeiramente visitados durante a trezena.

    A celebração da Trezena nos ajuda a compreender a nossa missão e ação no meio da sociedade. Somos convidados a partir da Trezena a assumirmos o nosso batismo e sermos sal e luz aqui na terra, ou seja, ser sinais da presença de Deus aqui na terra. Pois a partir da realização da Trezena evangelizaremos, o nosso bairro, nossa comunidade e nossa casa.

    A Trezena nos ajuda a aumentar nossa confiança em Deus e a ver que a vida tem sentido, que tudo aquilo que celebramos recentemente no Natal se concretiza, a vida que brota do amor de Deus. Com a Trezena nos preparamos para a grande celebração da Missa do dia 20 de janeiro, é claro que todos os dias temos missa, mas de uma maneira especial a Trezena nos prepara para esse grande dia, onde toda a Igreja se reúne para louvar e agradecer seu Padroeiro. Após uma grande carreata a celebração no pátio da Catedral será um belo momento.

    A Trezena nos ajuda a caminharmos juntos na mesma fé e pedindo a Deus que possamos imitar um pouco das virtudes de São Sebastião. Esse é o sentido de rezarmos a Trezena: pedir as graças de Deus para imitarmos um pouco das virtudes desse Santo. Pois, ser Santo não é apenas mérito daqueles que foram canonizados, mas a santidade é um caminho que todos nós devemos trilhar durante a nossa vida. Somos chamados a ser santos desde o nosso batismo.

    Temos esperança em Cristo de que iremos superar a COVID-19 para estarmos comVida 2021. Por isso todos os dias convido os fiéis a rezarem: “Senhor Jesus, Médico dos médicos, que curastes com amor os enfermos, e nunca deixastes de acolher a todos, vinde em nosso socorro, neste momento em que o medo nos aprisiona. Libertai-nos do mal da pandemia, que avança sobre o nosso Brasil e todo o mundo. Acreditamos, Senhor, que tudo pode ser mudado pela força da oração. Olhai por todos aqueles que estão infectados com o coronavírus. Acolhei junto a Ti as almas de tantas vítimas desse vírus em todo o mundo, e libertai do medo os que se encontram catalogados como casos suspeitos. Concedei-nos a sabedoria para seguirmos as orientações necessárias neste momento em que caminhamos lado a lado com o medo do contágio. Amado Jesus, que não nos falte a fé nem o discernimento para nos prevenirmos contra o mal que, rapidamente, tende a crescer a cada dia. Auxiliai com Tua graça os profissionais da área da saúde. Dai-nos Tua mão e concedei-nos a paz diante desta tempestade que nos rouba a serenidade. Em Ti confiamos e com a intercessão do glorioso S. Sebastião nos refugiamos neste momento em que o mundo clama por Tua infinita misericórdia. Amém”.

    Enfim, que possamos alcançar muitas graças com a realização dessa Trezena, atraindo novos fiéis para a Igreja, ou a volta daqueles que se encontravam desanimados e perdidos, como todos os anos acontece. E que muitas graças aconteçam, através da realização dessa trezena e possamos ter um ano abençoado para todos nós, com as bençãos de Deus e de São Sebastião. Amém.

    Que Deus abençoe a todos! São Sebastião, rogai por nós!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    três × 1 =