Segundo a Associação Americana de Psiquiatria, até 75% dos pacientes com algum distúrbio apresentam melhoras após as sessões de terapia. Pesquisas indicam que a terapia diminui os índices de consumo de medicamentos e de internações hospitalares.
Na terapia, seu espaço é sagrado, onde o paciente tem total liberdade para desabafar seus traumas, falar de suas frustrações, dizer tudo o que sente, sem ser criticado e sem ser julgado. Na terapia, faz desalojar, limpar o inconsciente de todos os seus males que adoece o corpo e a alma.
A terapia é um instrumento valioso para lidar com as dificuldades da existência em todas as formas que o sofrimento humano pode assumir como transtornos emocionais, psicológicos, crises pessoais, crises de relacionamentos, infelizes relacionamentos amorosos, conflitos conjugais, familiares, distúrbios psicossomáticos, dificuldades nas transições da vida e crises profissionais.
Também é um espaço favorável ao crescimento pessoal, (autoconhecimento), um lugar, tempo, modo privilegiado de criar intimidade consigo mesmo, de estabelecer diálogos construtivos, abrir novos canais de comunicação, de transformar padrões estereotipados de funcionamento, restabelecendo o processo formativo e criativo de cada um. Ela oferece uma oportunidade de compreender e mudar os padrões de vínculo e relação interpessoal.
O recurso terapêutico ocupa hoje um lugar fundamental na área da saúde, por trazer uma visão integrada do ser humano, considerando as dimensões orgânicas, psíquicas e sociais conjuntamente participantes na produção da existência humana e soluções de seus problemas. Em alguns casos, a terapia cumpre também uma função de educação para a vida, uma pedagogia para lidar com as incompatibilidades. Essa é uma área pouco considerada em nossa cultura, porém evidente quando as pessoas se veem inaptas para lidar com situações como crises conjugais, ansiedade, depressão, desemprego, ingratidões, doenças e envelhecimento.
A terapia é um espaço sagrado de atenção às dificuldades da vida e aos caminhos internos para solucioná-los. Seus resultados demonstram uma grande potência de transformação de vidas. Todos os últimos avanços na área da Psicanálise, da Psicologia e da Psicoterapia têm permitido alcançar resultados cada vez maiores e mais significativos. O retorno é salutar em todos os sentidos da vida.
Fazer terapia pode ser uma vez por semana, duas vezes por mês ou mensalmente. O importante é obter da terapia um porto seguro. Alguns pacientes encontram na terapia um lugar importante de acompanhamento de seu processo de vida, onde são trabalhadas transformações mais profundas no seu interior. Se alarga a visão para posse de grandes vitórias. Vários estados de sofrimento, crises, transtornos e doenças têm encontrado uma solução ou melhorado apenas com o auxílio da terapia. A saúde psicológica é pré-condição da integralidade da saúde integral. Não existe saúde sem a saúde mental.
A terapia muda sua vida para melhor. Proporciona fundamento de segurança, equilíbrio na felicidade, serenidade na articulação dos objetivos. Faz configurar novos horizontes. Fazer terapia é obter vida sadia. A terapia é um riquíssimo instrumento em prol da qualidade de vida, ou seja, saúde física, emocional e mental.
Dr. Inácio José do Vale, Psicanalista Clínico, PhD
Especialista em Psicologia Clínica pela Faculdade Dom Alberto-RS.
Especialista em Psicologia da Saúde pela Faculdade de Administração, Ciências e Educação-MG.
Doutorado em Psicanálise Clínica pela Escola de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise Contemporânea. Rio de Janeiro-RJ. Esta é reconhecida e cadastrada na Organização das Nações Unidas – (ONU).
Autor do livro Terapia Psicanalítica: Demolindo a Ansiedade, a Depressão e a Posse da Saúde Física e Psicológica