Solidariedade ibérica mobiliza voluntariado jovem em Portalegre

Este foi o denominador comum do projecto que juntou naquela cidade alentejana 17 jovens estudantes espanhóis num projecto de voluntariado social de duas semanas em instituições do Concelho de Portalegre.

A iniciativa, que partiu de uma escola secundária de Sevilha, em colaboração com uma organização não-governamental espanhola, passou pela ajuda a diversas instituições, desde a infância, aos idosos, crianças e jovens com deficiência, um projecto que proporcionou a “criação de elos de ligação e comunicação entre todos”, disse à Radio Vaticano o Presidente da Caritas diocesana de Portalegre e Castelo Branco.

Segundo Elicídio Bilé, “foi um projecto motivador” numa região cada vez mais desertificada e envelhecida, fortemente atingida pelo desemprego onde emergem problemas socais como a toxicodependência e o alcoolismo, sobretudo nos jovens. Em entrevista ao jornalista Domingos Pinto, o  Presidente da Caritas diocesana de Portalegre faz a radiografia social da região e deixa palavras de incentivo ao voluntariado social.

Fonte: Rádio Vaticano