Solenidade do Natal

     

    Temos a alegria e graça de celebramos esta noite a vigília do Natal. “Exulte o justo, porque se aproxima da vitória; rejubile o pecador, porque lhe é oferecido o perdão; reanime-se o pagão, porque é chamado à vida” (S. Leão Magno).

    Hoje para nós é dia de alegria, vitória e Vida. Tudo isso nos é dado porque “o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade” (Jo 1,14).

    No dia 25 de março, a Igreja celebra a anunciação do Senhor e a encarnação do Verbo; nove meses depois, no dia 25 de dezembro, o Verbo encarnado nasce para que possamos ver a sua glória velada, mas real. O menino frágil e dependente de Maria e de José é o Filho de Deus encarnado, é ele e somente ele quem pode dar-nos a vitória, o perdão e a vida.

    A liturgia desta noite tão bela nos mostra textos que nos tocam. Na primeira leitura – Is 9, 1-6 – o profeta Isaias, em outro poema messiânico nos apresenta o salvador como: “Conselheiro admirável, chefe perpétuo e príncipe da Paz” (Is. 9,5). Conforme esta profecia, Jesus se apresenta como o príncipe da paz, aquele que veio para reunir os povos da terra numa só família. É o grande sonho da fraternidade humana! Ele é o ponto de comunhão de todos os homens e a medida de todas as culturas! Por isso, Natal é, também, a festa da paz, da harmonização familiar e social. O Profeta Isaias, valendo-se da libertação política de um povo oprimido e escravizado, anuncia a libertação trazida por um Menino de origem divina. Seu poder dura para sempre e se manifestará na paz, na justiça e na santidade. Ele não quer conquistar o mundo, mas dá-nos a vida eterna!

    Na segunda leitura – Tt 2,11-14 – Deus oferece sua graça a todos os povos, mas é necessário abandonar a impiedade e as paixões e viver com equilíbrio, justiça e piedade. Ele nasce para resgatar-nos do pecado e encaminhar-nos para prática do bem! Nesta Noite tão santa, tão única, tão cheia de frescor, como são comoventes as palavras do Apóstolo na segunda leitura. Olhem o presépio, e escutem, olhem a manjedoura e prestem atenção: “A graça de Deus se manifestou trazendo salvação para todos os homens. Ela nos ensina a abandonar a impiedade e as paixões mundanas e a viver neste mundo com equilíbrio, justiça e piedade.”

    O Evangelho – de Lc 2,1-14 – anuncia jubilosa e gloriosamente: “Hoje, nasceu para vós o Salvador, que é o Cristo Senhor!” Jesus nasce fora de casa, recebe visita de pastores, gente de má vida, e, enfaixado, é deitado num presépio! Mais tarde, será enrolado em lençóis e deitado num sepulcro! Na liturgia, a Igreja celebra o mistério de Jesus: Vida, Morte e Ressurreição. A vida do Filho de Deus ilumina a vida dos filhos dos homens. Ilumina-a porque a retira das trevas do pecado e da morte. Ilumina-a porque dá sentido ao que antes estava desorientado. Ilumina-a porque dá todos os meios necessários para alcançar a felicidade já neste mundo e, depois, na eternidade. Talvez muitas pessoas se considerem como que “jogadas aí na existência” e aí deixadas simplesmente porque não descobriram o projeto de Deus para as suas vidas.

    Olhemos para o presépio, podemos perceber que a graça de Deus é uma Criança, o Menino que nos foi dado! A graça de Deus está “envolvida em faixas e deitada numa manjedoura”. Que graça pequeninha; que graça tão grande! Que graça tão frágil; que graça tão forte! Quem é tão duro de coração, que não se comova? Quem é tão desumano, que não se emocione? Quem é tão pecador, que não queira aproximar-se de Deus? Quem é tão insensível, que não sinta, nesta Noite, o desejo de amar, o desejo de ser bom, o desejo de paz, o desejo de se deixar abraçar por Deus? “Não tenhais medo!” Quem quer que sejas tu: não temas! Não tenhas receio pelos teus pecados, não te afastes da graça desta Noite por causa das tuas infidelidades! Compreende: hoje, teu Deus vem a ti! Vem a ti a Paz, vem a ti o Perdão, vem a ti a Misericórdia, vem a ti a Plenitude do teu coração e o sonho da tua vida! Hoje nasceu para ti, para nós, um Salvador!

    Alegremo-nos todos, pois, hoje nasceu para nós o Salvador. Hoje, Deus revelou o mistério de seu Filho como luz para iluminar todos os povos. Hoje, celebramos a noite santa em que a Virgem Maria deu ao mundo o Salvador! Hoje se manifesta a graça divina e a proposta de uma vida sem corrupção, sem violência e sem paixões depravadas. Natal é fonte de alegria, pois, Jesus veio resgatar-nos de toda a maldade e constituir para si um povo que lhe pertence e que se dedica a praticar o bem.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here