Solenidade de Todos os Santos

    “Alegrai -vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus” (Mt 5,12)

     Celebramos no primeiro Domingo de Novembro a Solenidade de Todos os Santos. Por razões pastorais, no Brasil ela é transferida do dia 1º de novembro. A Igreja sabiamente transfere essa solenidade para o Domingo para que todos os fiéis possam participar mais ativamente da celebração. Nesse Domingo somos convidados a nos voltar para a Igreja celeste, pedir a intercessão de todos os santos e desejar que um dia possamos estar contemplando o rosto de Jesus face a face, do mesmo modo que todos os santos.

    A Igreja acredita na intercessão de todos os santos por cada um de nós pois intercedem por nós junto a Deus. E, ao contrário do que algumas pessoas dizem, sobretudo de outras religiões, nós não adoramos imagens, mas veneramos, respeitamos e o milagre vem de Deus, eles intercedem por nós.

    O Céu deveria ser a meta de cada um de nós, por isso, a Solenidade de Todos os Santos é celebrada logo após o Dia de Finados. Somos convidados a vivenciar o Reino de Deus aqui na terra para contemplá-lo de maneira definitiva no Céu. Inclusive é por isso que o Evangelho dessa solenidade é sobre as bem-aventuranças, pois os bem-aventurados herdarão o Reino dos Céus. Cada um de nós, a partir do batismo, somos chamados a ser bem-aventurados e a edificar o Reino de Deus aqui na terra.

    Nesta celebração Eucarística peçamos ao Senhor que possamos ser merecedores da vida eterna, a exemplo dos demais santos que estamos celebrando hoje. Cada um de nós é chamado a viver a santidade e a herdar o Reino dos Céus.

    A primeira leitura da missa dessa solenidade é do Livro do Apocalipse de São João (Ap 7,2-4.9-14), essa leitura remete ao que acontecerá no fim dos tempos, fala dos cento e quarenta e quatro mil que serão salvos, que vieram da grande tribulação. São povos que vieram de todos os cantos da terra. O número cento e quarenta e quatro mil é simbólico, pois o que a leitura quer nos passar é que a salvação de Deus é para todos os povos. Se multiplicarmos doze vezes doze, o resultado será 144. Esses números doze representam as doze tribos de Israel e os doze apóstolos. Tanto as doze tribos de Israel, como os doze apóstolos representam a humanidade inteira.

    Deus julgará toda a humanidade e cada um de nós será julgado segundo as suas atitudes e o quanto foi capaz de amar o seu próximo. Vivamos com fidelidade os mandamentos da lei de Deus e que no final dos tempos possamos estar dentre os cento e quarenta e quatro mil que serão salvos.

    O salmo responsorial é o 23 (24), o refrão do salmo diz: “É assim a geração dos que procuram o Senhor”, ao Senhor pertencem todos os povos e todas as nações, e compete ao Senhor a salvação. O Senhor não castiga ninguém e quer o bem de todos, peçamos a Ele a salvação e que olhe por toda a humanidade.

    A segunda leitura dessa missa é da primeira carta de São João (1Jo 3, 1-3), João nos diz que recebemos um grande presente, de sermos chamados de Filhos de Deus. Nós nos tornamos filhos de Deus através do nosso batismo. Somos a imagem e semelhança de Jesus Cristo e no dia do julgamento final o veremos tal como Ele é. Quando nos encontrarmos com Cristo seremos puros, do mesmo modo que Ele é puro.

    O Evangelho deste Domingo é de Mateus (Mt 5, 1 -12a), é o tradicional texto conhecido como as Bem-aventuranças, pois o caminho para a santidade é viver as bem-aventuranças. Todo santo é bem-aventurado e nós somos convidados a viver as bem-aventuranças nos dias que passamos aqui na terra, para que ao final dos tempos possamos escutar Jesus dizer para nós: “Vinde benditos de meu Pai”.

    Nós vivemos as bem-aventuranças quando amamos o nosso próximo, quando temos paciência com aqueles que nos provocam o mal, quando temos coragem de testemunhar Jesus Cristo em todos os lugares que estivermos, quando perdoamos e não revidamos o mal com o mal. Bem-aventurados somos nós quando amamos o próximo sem medidas e quando vivemos uma vida reta diante do Senhor. A oração nos ajuda na busca da santidade, tenhamos a prática da vida de oração para que tudo possa dar certo em nossa vida.

    Coloquemos Deus como prioridade em nossa vida, deixemos as outras coisas para depois e coloquemos Deus em primeiro plano. Não levaremos nada dessa vida, mas se formos capazes de amar e servir a Deus aqui na terra, levaremos Ele em nosso coração. Sejamos pobres de espírito, como nos diz Jesus no evangelho de hoje, sendo pobres de espírito seremos livres para amar e servir a Deus e aos irmãos.

    Celebramos com alegria essa solenidade de todos os Santos e peçamos ao Espírito Santo que nos auxilie no caminho para a santidade. Amém.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here