A Solenidade da Anunciação, tinha no passado um cunho mariológico. O anúncio de fato, foi feito a Maria. Hoje se acentua mais o seu aspecto cristológico. De fato, o grande anunciado é o Messias, o Salvador, o verbo encarnado. Ele é o centro do mistério salvífico, pois é seu, personagem principal.
A figura de Maria. Ela, é a saudada, pois é a escolhida pelo Pai, para torna-se a Mãe do Verbo Encarnado. Ela, aparece com a escolhida e Ela correspondeu. Disse, sim. Aceitou a missão. O anjo a felicitará: “achaste graça diante de Deus”. Será a Mãe do Salvador, o Filho do altíssimo.
Ela se apresenta como: “serva do Senhor”. A obediente. Certamente, Ela não entendeu o alcance total das palavras do Arcanjo Gabriel. Ela, se tornou a verdadeira Eva do autêntico Adão: Jesus Cristo. Ela colaborou. Faça-se a tua vontade respondeu: Fiat.
E nós hoje? Todos recebemos a nossa missão, na edificação do Reino de Deus. A Mãe a assumiu e nós seus filhos? Olhemos para história da humanidade … e o que vemos? Dizei-nos vós!